A Bela do Silencio - Brenda Costa a top model que venceu até a surdez

As 7 (sete) modelos brasileiras que fazem parte do ranking sexy do site Models.com, havia dito que quase nada sabia sobre duas maravilhosas patrícias: a Fernanda Motta e a Brenda Costa. Transcrevi algumas informações sobre elas retiradas do próprio site, para justificar por que fazem parte desse ranking das tops mais sexies do mundo. Uma dos critérios, vocês se lembram, é a visibilidade nos meios profissionais da alta moda e na mídia. Outro critério são as perspectivas de trabalho nesse mercado altamente competitivo para os próximos anos.
Eis que, ontem à noite, vendo o Fantástico, fiquei sabendo que a Brenda Costa é aquela top-model que tem deficiência auditiva total desde o nascimento e que havia aparecido numa reportagem de dois anos atrás, na época do Carnaval, sambando sensual e maravilhosamente apenas com base na hiper-sensibilidade que desenvolveu para observar e captar ritmos e movimentos, inclusive labiais.
O tema da matéria de ontem foi exatamente o tratamento baseado na medicina de alta tecnologia, a que ela está se submetendo, e que já permite que ela ouça com a ajuda de um aparelho e consiga até conversar, apesar de ainda ter uma surdez muito acentuada e uma fala com bastante dificuldade.
Brenda Costa é carioca, tem 24 anos, e, como já havia registrado, é modelo de enorme sucesso, tendo sido capa de revistas, editoriais de moda e campanhas para as grifes mais sofisticadas do planeta. Hoje mora em Nova York, mas na prática viaja pelo mundo inteiro. Ela conquistou tudo. Mas a história dessa moça não se resume às passarelas e aos estúdios fotográficos ou de vídeos. Foi nesse ambiente extremamente competitivo que essa menina conseguiu brilhar e se superar. A história da Brenda é muito mais forte e mais bonita do que a gente pode imaginar observando apenas a sua beleza física e o seu charme nas passarelas e estúdios.
Ela tinha, desde o nascimento, o diagnóstico de surdez profunda. Quer dizer, ela não ouvia nada, nunca tinha ouvido nada, o que também a impedia de se comunicar através da fala. Mas sempre foi muito determinada e soube o que gostaria de fazer na vida, profissionalmente. E sua beleza ajudou muito nesse sentido. Com a ajuda da família e de amigos, enfrentou todos os obstáculos, venceu e faz sucesso no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa, tornando-se uma das nossas estrelas no universo fashion.
Recentemente, Brenda submeteu-se a uma cirurgia chamada de implante coclear. Os médicos fizeram um corte na nuca de Brenda e colocaram um chip nas terminações nervosas ligadas à audição. Ela conta que, segundo avaliação dos médicos, a possibilidade de o seu nervo auditivo estar vivo era quase nula, porque era deficiente auditiva de nascença. Milagrosa e espantosamente, na hora em que foi feita a cirurgia, o médico verificou que o nervo auditivo estava vivo.
Ela diz que foi uma emoção indescritível quando chegou no Brasil depois da cirurgia e, pela primeira vez na sua vida, ouviu a voz do pai. Seu pai também ficou profundamente emocionado. Ele relata: -“Ela disse que estava ouvindo. Eu falei: ‘Que felicidade’. Ela se emocionou, eu me emocionei, obviamente. Hoje, às vezes ela pede para eu falar mais baixo, quando a gente conversa, porque a minha voz é muito grossa”
Hoje, decorridos alguns meses após a cirurgia, ela explica que tudo ainda a assusta um pouco. O que para a gente é natural ela está aprendendo agora e está se adaptando aos poucos, com a ajuda de uma médica fonoaudióloga.
Brenda usa um aparelho especial, de altíssima tecnologia, para ajudá-la a descobrir os sons, o qual é programado com a ajuda de um computador. Ela está ouvindo tudo e de forma potencializada. Esse aparelho ajuda a equilibrar e a suavizar os sons que chegam até os seus ouvidos.
Após a cirurgia feita na França, e antes de voltar ao Brasil para reencontrar a família, o primeiro som de verdade que Brenda ouviu foi na África do Sul. Ela estava posando para fotos no alto de uma montanha acompanhada da sua equipe de produção, mas sem o aparelho. A modelo tinha só o silêncio absoluto. Quando ela sentiu uma brisa e pediu para colocar o aparelho, começou a ouvir o barulho do vento. Foi nesse momento que teve a consciência de que ela estava entrando em um mundo novo.
A vida da menina que nasceu surda e brilha nas passarelas do mundo emocionou tanta gente que acabou virando livro na França. Lá, a modelo brasileira começou a ser conhecida como "A bela do silêncio" -- este é o título do livro que conta a sua história.
Há apenas cinco anos atrás, Brenda estava começando no mundo da moda. Hoje ela está no auge do sucesso internacional. Sua história prova que otimismo, vontade, determinação e um pouco de sorte fazem toda a diferença, principalmente quando se pode contar com a ajuda da medicina de alta tecnologia, que ainda é acessível a poucos, infelizmente.
TRANSCRITO DE PLANO GERAL - MARCOS ROCHA