Costuma disponibilizar vídeos no YouTube e tem direitos integrais de autor sobre eles? Em breve poderá ser pago pela sua difusão no site mais popular na Internet de postagem deste tipo de arquivo. A medida foi anunciada no sábado por um dos co-fundadores da empresa, em declarações à BBC online. A «recompensa da criatividade» será paga com as receitas de curtos clips publicitários, explicou Chad Hurley.
De acordo com Hurley, que esteve ontem em Davos, na Suíça, onde participou numa sessão do Fórum Económico Mundial, o novo sistema poderá ser introduzido dentro de dois meses. Para que funcione de forma eficiente, a empresa está desenvolvendo um mecanismo que permita identificar o material protegido por direitos de autor.
O responsável não quis adiantar detalhes adicionais sobre o assunto, já que as tecnologias que irão permitir o pagamento de vídeos aos seus autores e a utilização de um novo sistema publicitário ainda estão sendo trabalhadas.
A ideia do YouTube não é, contudo, uma novidade, já que o site de troca de vídeos Revver já reparte com quem os disponibiliza parte das receitas publicitárias. Porém, a dimensão da empresa que Chad Hurley fundou com Steve Chen, que conta com 70 milhões de utilizadores mensalmente, de acordo com a BBC, promete revolucionar de novo a troca de arquivos na Internet.
O YouTube é uma das marcas tecnológicas mais atrativas. No ano passado no mês de Novembro, a Google, outra das empresas emblemáticas da rede, que se notabilizou pelo seu motor de busca, comprou o site de arquivo de vídeo por 1,3 mil milhões de euros.