Segundo McConnell, Bin Laden e o seu braço direito, o egípcio Ayman al Zawahri, estão estabelecidos em alguma área rural do Paquistão rearticulando a rede terrorista. "O nosso maior conhecimento aponta que a liderança, o número um e o número dois, estão lá, e eles estão tentando restabelecer e reconstruir campos de treinamento", afirmou.
Até agora a comunidade de inteligência dos EUA vinha se recusando a identificar a região em que acredita que Bin Laden esteja escondido, embora a suspeita de que o líder da Al-Qaeda esteja escondido em algum ponto da fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão seja recorrente.
O depoimento de McConnell ocorreu um dia depois de o vice-diretor da CIA (agência secreta dos EUA), Stephen R. Kappes, ter voado ao Paquistão para exibir ao presidente do país "provas convincentes" de que campos da Al-Qaeda estão sendo criados no território paquistanês.
Especula-se que agentes da CIA tenham obtido fotos dos supostos campos da rede terrorista.
A pressão da Casa Branca vem se intensificando. Esta semana, em seu giro pela Ásia, o vice-presidente dos EUA, Dick Cheney, disse que o governo do Paquistão precisa se empenhar mais na luta contra o terrorismo.


