Depois do sucesso de Joana Mocarzel, portadora de Síndrome de Down, no papel da encantadora Clarinha na novela Páginas da Vida , de Manoel Carlos, chega às lojas a boneca da personagem, acompanhada por uma "turminha de amigos" que também apresentam a síndrome. Em São Paulo, a boneca Clarinha - produzida pela fabricante de brinquedos Walbert - está nas prateleiras da loja Armarinhos Fernando, na rua 25 de março, centro de São Paulo.
De acordo com Antônio Epaminondas Filho, dono da Walbert e criador do produto, a boneca vai chegar nesta semana ou na próxima ao Extra e às Lojas Americanas e futuramente à Ri Happy. O preço vai variar em torno de R$ 59.
A boneca foi produzida com apoio da Globo Marcas e a renda, revertida para a Associação de Voluntários do Hospital Infantil Darcy Vargas - Grupo Síndrome de Down, em São Paulo.
Segundo o pai de Joana, o jornalista e cineasta Evaldo Mocarzel, Joana foi convidada para ser garota-propaganda de grifes infantis e promover produtos, entre outras atividades com apelo comercial. Porém, diz Mocarzel: "Só dei permissão para essa boneca (a primeira boneca Down no mundo, cuja renda será toda para um hospital de São Paulo que atende crianças com Down) e para a participação dela no desfile da Império Serrano, que terá como enredo "Ser Diferente É Normal".
Quanto à participação de Joana no desfile da Escola de Samba Império Serrano, Mocarzel conta que a escola aderiu à proposta do Instituto MetaSocial, uma ONG, sem fins lucrativos, que desenvolve projetos e parcerias com empresas para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
A coordenadora do instituto é Helena Werneck, mãe da Paula Werneck, também portadora de Síndrome de Down e que atuou ao lado do ator Marcos Frota na novela América, da Globo, que também discutiu o assunto dos portadores de deficiências visuais entre outras. Segundo Mocarzel, Helena trabalhou com Joana nas gravações da novela Páginas da Vida, que chegou ao fim na última sexta-feira.
Fonte: ultimo segundo
Foto: O Globo