YOUTUBE ASSINA VÁRIAS PEQUENAS ALIANÇAS DE MÍDIA, DIZ JORNAL

Represálias das grandes empresas levaram a essas parcerias.
Apesar disso, a empresa assinou acordo de conteúdo com a BBC.


Além do acordo feito com a BBC, para que a rede britânica ofereça conteúdo no YouTube, o Google está assinando com centenas de parceiros de mídia de menor porte, publicou o jornal New York Times nesta sexta-feira (02).

Sem especificar quantos desses acordos foram assinados desde que o site foi adquirido pelo Google no final do ano passado, executivos do YouTube disseram que estão acrescentando mais de 200 empresas ou sites de mídia, a maior parte dos quais de pequeno porte, à sua lista de parceiros a cada trimestre.

Algumas das parcerias foram anunciadas publicamente. Na segunda-feira (26), por exemplo, o site de vídeos divulgou uma aliança com a National Basketball Association (NBA) para criar um canal no qual clipes de basquete autorizados pela liga norte-americana poderiam ser veiculados, que poderá também receber uploads de vídeo com as melhores jogadas dos usuários.

Um dia mais tarde, o YouTube anunciou acordo com a gravadora independente Wind-up Records, para fornecer séries de vídeos de música e permitir que usuários do site incorporem faixas da gravadora aos seus vídeos, de acordo com a reportagem.

Executivos do YouTube disseram que as parcerias eram sinal de que crescente número de empresas está começando a aceitar a exibição de seu conteúdo no site, segundo o jornal.

Analistas do setor disseram ao jornal que seria muito mais fácil para o YouTube persuadir pequenas empresas de mídia a licenciar seu conteúdo do que obter licenças da NBC ou da Viacom, dois grupos que vêm criticando o Google severamente, para exibir seu valioso conteúdo e explorar as receitas publicitárias a ele associadas.

Fonte: G1