Ao dispensar a necessidade de instalar e executar um programa separado de mensagens instantâneas, o Yahoo pretende atingir as dezenas de milhões de consumidores de todo o mundo que usam a internet em cybercafés, e não em computadores pessoais instalados em casa ou no trabalho.
A decisão atrairá também os viajantes, os trabalhadores móveis e as pessoas que trabalham em empresas que bloqueiam downloads de software de mensagens instantâneas por razões de segurança.
"Gente demais sofre restrições para se beneficiar desse tipo de comunicação", disse Brad Garlinghouse, vice-presidente sênior de comunicações do Yahoo, em entrevista.
A introdução de programas de mensagem instantânea abre caminho para que o Yahoo venha a permitir o uso do sistema veloz de comunicação por texto nas páginas de serviços de redes sociais como MySpace, Facebook e outros serviços populares junto aos jovens.
"Certamente pensamos na oportunidade de interseção entre redes sociais e comunicação via mensagens instantâneas em tempo real", disse Garlinghouse, sem mencionar um prazo de implementação.
O serviço do Yahoo está disponível inicialmente no Brasil, Estados Unidos, Filipinas, Índia, Malásia e Vietnã, e se expandirá a outros países ao longo dos próximos 12 meses, anunciou o Yahoo.
Na Índia, 46 por cento dos usuários da Internet se conectam de cybercafés. O Yahoo é o maior serviço de mensagens instantâneas naquele país, de acordo com a comScore, e também é dominante nas Filipinas e no Vietnã, onde até 80 por cento dos usuários de serviços de mensagens instantâneas optam pelo Yahoo.
Mensagens instantâneas disponíveis na Web não são novidade. A Meebo.com ganhou popularidade entre os pioneiros no uso da tecnologia ao permitir que usuários usassem simultaneamente os sistemas de mensagens instantâneas de America Online, Yahoo, Microsoft e Google. O rival Google Talk foi incorporado ao serviço de email do Google, há mais de um ano.
INFO ON LINE
Pesquisa Livros Livros Sobre Qualquer Assunto, Por Temas ou Palavras-Chave.books.google.com.brMeio & Mensagem O Maior Portal de Propaganda, Publicidade e Marketing do Mercado.www.MeioeMensagem.com.brComunicação Interna Produzimos revistas, boletins ou e-news, relatórios e informeswww.scritta.com.brFoto e Video - Curitiba NEO Produções & Eventos Casamentos, Formaturas, Books...www.neoproducoes.com