Tudo que o você sempre quis saber sobre acesso à internet pelo celular

Tudo que o você sempre quis saber sobre acesso à internet pelo celular

O Povo

O acesso pode ser feito por todo celular que possua tecnologia WAP, seja ele pré ou pós-pago

Como acessar a internet do telefone celular? O que é wap e como utilizar via celular? O que é EDGE, GPRS e HSDPA? Quanto custa utilizar estes recursos? Estas são algumas das principais dúvidas feitas por muitos usuários de telefonia móvel pós e pré-pagos, levantadas pela wapja.net, empresa especializada no desenvolvimento de sites para celulares.


"Embora o Brasil registre hoje cerca de 127 milhões de aparelhos, onde aproximadamente 70% já possuem acesso à internet, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o levantamento feito pela equipe wapja.net constatou que muitos usuários ainda têm dúvidas básicas como, por exemplo, como acessar a rede pelos aparelhos" explica Guilherme Lara gerente de marketing da Wapja.net.

Com tanta demanda, declara Guilherme, "este foi um dos principais motivos que nos levou a criar um banco de dados com as principais dúvidas dos usuários de internet móvel no Brasil, com assuntos que vão desde os básicos até os mais complexos. As mais freqüentes, no entanto são referentes à tarifa e como acessar a web pelo celular." diz Guilherme.

Abaixo, seguem as 10 dúvidas mais freqüentes sobre internet móvel selecionadas pela equipe do wapja.net:

1 - Como acessar a internet do celular? E via wap?
O acesso é feito pelo browser do celular, geralmente indicado pelo ícone de um globo. Para acessar via wap, obrigatoriamente o internauta utiliza a rede da operadora, portando, o serviço é cobrado. Dependendo do plano, a cobrança é feita por tráfego de dados ou tempo de navegação, esta última para quem tem telefone pré pago.

2 - Como é cobrado o acesso à internet via wap no celular (R$/kbytes) e quanto custa?
Depende do que está sendo acessado e baixado como e-mails, sites, conteúdos com texto e/ou imagem, que geralmente é cobrado de acordo com o tráfego de dados, ou seja, o número de kbytes baixados durante a navegação. Visualizar um texto, por exemplo, demanda um tráfego menor que baixar uma imagem ou um vídeo. Portanto, uma dica para pagar menos seria sempre recorrer a sites com interface mais simples, desenvolvidos especialmente para celulares. E consultar sempre a operadora sobre as formas de cobrança e planos de dados. Ficar atento também se o usuário possuir um plano pré-pago, neste caso as operadoras podem cobrar por tempo de acesso.

3 - Há acesso a internet gratuitamente?
Sim, o usuário tem como opção fazer o acesso à internet via wi-fi em um hot spot, que são locais que fornecem este tipo de conexão a seus clientes. Este acesso não depende da operadora e sim do aparelho, que pode trazer, ou não este recurso. Esta é uma alternativa para o mobinauta porque a partir do momento que ele encontra um hot spot e consegue habitá-lo no aparelho, o tráfego de dados não passa mais pela operadora e, dessa forma, sai a custo zero para ele.

4 - Quais as tecnologias de transmissão de dados utilizadas no Brasil?
Hoje, o consumidor brasileiro conta as seguintes tecnologias para transmissão de dados GPRS, EDGE e WCDMA/HSDPA.


Na prática o GPRS tem uma taxa máxima de 26 a 40 kbit/s. Essa tecnologia faz parte dos celulares da 2,5G. O EDGE é uma evolução da tecnologia 2,5G e por isso pode ser considerado da família 3G. E na prática sua velocidade pode chegar até 384kbps. Estas duas tecnologias operam em nas faixas de freqüência de 850MHz a 1900MHz

WCDMA e HSDPA é o 3G propriamente dito. Sendo que a segunda é ainda mais rápida e o que há de mais moderno por aqui. As duas redes operam em freqüências de até 2100MHz e com pico de velocidade de até 7.2Mbits/s. Mas os picos de velocidade são controladas pelas operadoras.

5 - O que é EDGE, GPRS, WCDMA/HSDPA, CDMA/EV-DO
São tecnologias de transmissão de dados que operam em diferentes freqüências, possibilitando ao internauta navegar na internet e fazer download de textos e imagens pelo próprio aparelho.

6 - O que é 3G?
3G é a terceira geração da tecnologia de celulares, que possibilita a transmissão e dados em alta velocidade. Além dos celulares, é possível utilizar a tecnologia em notebooks e desktops, por meio de um modem fornecido pelas operadoras. O plano de banda larga 3G é pago por mês e o internauta deve negociar a velocidade e o limite de tráfego de dados, ou seja, quantidade de kbytes baixados durante a navegação com a operadora. Da mesma forma que é feito com os serviços de internet fixa feito hoje.

7 - É aconselhável utilizar o celular como modem?
É possível fazer a conexão. Mas para garantir um bom desempenho é mais aconselhável o usuário adquirir um plano de banda larga 3G juntamente com o modem na operadora.

8- Como faço uma vídeo chamada e como ela é tarifada?
Para efetuar vídeo chamadas o usuário precisa adquirir um plano 3G da operadora. Além disso seu aparelho e o aparelho do receptor devem ser compatíveis com o serviço. Assim como chamadas de voz, a vídeo chamada também é tarifada por minuto. A tarifa pode chegar a R$ 0,60/min.

9 - A visualização das páginas (sites) da internet pelo celular 3G é idêntica à visualização que se tem nos browsers dos computadores? Ou seja, as páginas aparecem no visor do celular da mesma forma que aparecem na tela do computador? Se não forem idênticas, em que se diferem?

Esta é uma questão bastante técnica. Hoje um dos maiores desafios dos desenvolvedores de internet móvel é ajustar o conteúdo à tela dos aparelhos. Enquanto na internet via desktop as medidas são bem definidas de tamanhos e resoluções de tela, via mobile existem milhares de tamanhos, resoluções e configurações específicas para cada aparelho e que variam de cada fabricante. Alguns recursos que funcionam no desktop não funcionam no celular, como animações e alguns arquivos de vídeo e áudio.

Por isso, para que uma página seja bem visualizada no celular é preciso que ela seja adaptada e pensada para esta nova mídia. E não só em relação ao conteúdo que deve ficar devidamente ajustável à tela, mas também ao tipo de arquivo que o celular suporta. Quando o internauta acessa uma página que não está preparada para o celular, é bem provável que alguns elementos não carreguem e a sua visualização e usabilidade fique prejudicada. Caso isso aconteça não tomar como via de regra. Já existem muitos mobile sites bem construídos e pensados para o celular.

10 - Hoje em dia a velocidade da banda larga de celular chega 3.1 Mbps, essa velocidade pode aumentar durante o tempo?

A rede 3G que já existe em algumas cidades no Brasil já nos possibilita chegar a 7.2MB/s. Mas, por enquanto, as operadoras restringem a velocidade a fim de conhecer primeiro o comportamento do consumidor e a demanda do mercado. É bastante provável que a velocidade aumente gradualmente com o passar do tempo de acordo com a procura e a necessidade do mercado.