Telefônica diz que pane é “evento complexo e raro”

Telefônica diz que pane é “evento complexo e raro”

Em nota à imprensa, concessionária lamentou transtornos causados à população.
Empresa diz que problema deve ser identificado até a noite desta quinta (3).

A Telefônica divulgou nota à imprensa no final da tarde desta quinta-feira (3) na qual classifica a pane na internet que atingiu todo o estado de São Paulo, prejudicando vários serviços públicos e empresas privadas, como “um evento técnico complexo e raro” e lamentou os “transtornos causados” à população.

Leia a seguir a íntegra da nota da concessionária:

“Em relação à ocorrência técnica em alguns equipamentos que, desde a tarde de ontem (02/07), afeta parcialmente sua rede de transmissão de dados para serviços corporativos, a Telefônica vem prestar novas informações:

1 – O problema tem provocado funcionamento intermitente em parte da rede de dados, afetando alguns dos serviços prestados a grandes empresas e órgãos da administração pública nos âmbitos federal, estadual e municipal.

2 – Trata-se de um evento técnico complexo e raro, que vem exigindo o trabalho ininterrupto de toda a equipe de técnicos e engenheiros da operadora, além de especialistas internacionais vinculados aos fabricantes dos equipamentos.

3 – As equipes da Telefônica e de seus parceiros trabalham em busca de um diagnóstico preciso do problema técnico, ao mesmo tempo em que buscam assegurar o funcionamento dos serviços que não foram afetados.

4 - A Telefônica esclarece que o problema técnico não atingiu os serviços de voz e tampouco a conexão de banda larga entre a residência do cliente e a central onde o serviço é ativado. Alguns clientes do Speedy podem, no entanto, estar enfrentando dificuldades em se conectar à internet nos casos em que a conexão do provedor junto à rede de transmissão de dados tenha sido afetada pelos problemas técnicos.

5 – A Telefônica estima que, até o final da noite de hoje, as equipes terão concluído o rastreamento técnico completo, podendo chegar a uma conclusão sobre as causas do problema técnico parcial que a rede de dados está enfrentando.

6 – A Telefônica lamenta os transtornos causados e informa que permanecerá atualizando a opinião pública com as novas informações que existirem.

Telefonica tem de reparar danos ao consumidor por pane na rede, diz o Idec

Problema com o Speedy impediu acesso de cidadãos a serviços essenciais, além da conexão à web


A Telefônica deve reparar os danos aos consumidores com a pane em sua rede e descontar na conta os valores referentes ao período sem o serviço. É o que afirma o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

Além de grandes empresas, o acesso a prestações públicas essenciais também foi atingido, impossibilitando o acesso de cidadãos a serviços de expedição de documentos e de registro de boletins de ocorrência. Cerca de 50% dos 12 mil pontos da rede de comunicação do governo, a Intragov, estão indisponíveis, segundo a Prodesp. O Idec também ficou sem sinal, anota a Agência Estado.

Leia: Pane no Speedy afeta o acesso à internet e paralisa até serviços da Polícia Civil.

Como exemplos de danos, o Idec citou perda de prazo de entrega de trabalhos ou pagamento de contas, negócios não fechados e dia de trabalho perdido. "Nesse caso, para o consumidor pessoa física, em caso de discussão judicial, pode-se solicitar a inversão do ônus da prova - o que significa que não será o consumidor que terá de provar que sofreu um dano, mas sim a Telefônica terá que provar que o dano não foi causado", diz a advogada Daniela Trettel, do instituto.

Uma vez que a internet ficou inacessível, o Idec afirma ser direito do consumidor receber na fatura mensal abatimento do valor proporcional.

Dependência - Para a advogada da entidade, "cabe à Anatel apurar o ocorrido e, munida de seu poder/dever de fiscalização, punir a concessionária".

Segundo o Idec, teste realizado em parceria com o Comitê Gestor da Internet no Brasil no fim do ano passado já constatara a instabilidade do serviço prestado pela Telefônica. "Durante o teste constatou-se que o consumidor contratante do Speedy conseguia utilizá-lo efetivamente em apenas 60% do tempo, pois no restante a conexão caía."