Santa Úrsula ganha ares de abandono com revitalização

Shopping esvaziado

Comércio da área central

Santa Úrsula ganha ares de abandono com revitalização, que gera queixas de visitantes e clientes

LIGIA SOTRATTI
Especial para a Gazeta

Com 24 lojas de portas fechadas, o shopping Santa Úrsula, localizado no centro de Ribeirão Preto, ainda não sofreu nenhuma alteração desde maio, quando a Multiplan, uma das mais tradicionais administradoras de shoppings do Brasil, adquiriu o empreendimento por cerca de R$ 28 milhões. Desde então, o shopping fala em promover uma revitalização, que, segundo a assessoria, ainda está sendo estudada.

Em média, 20 mil pessoas por dia passam pelo local, segundo dados do shopping, inaugurado há nove anos. Uma das últimas perdas do shopping foi a saída da rede Cinemais que, em setembro, fechou as oito salas de cinemas do local. Para a estudante Ana Luisa Santa Maria, 19 anos, que freqüenta o shopping cerca de três vezes por semana, a ausência de cinema alterou a rotina. "Tinha mais gente, segunda e quarta estava sempre cheio devido às promoções. Eu que sempre venho sinto que aqui está ficando meio vazio, tem diminuído as pessoas até nos fins de semana."

Ainda assim, a jovem diz que o shopping é ponto de encontro dela e dos amigos, graças à localização. "Moro longe, no Planalto Verde, mas sempre venho aqui porque é fácil para todo mundo chegar, tem muito acesso de ônibus por estar no centro." A localização também é o que atrai o médico Jairo Eliezer Galvão Pinto. "Meu pai mora perto, então estou sempre aqui pela facilidade de acesso." Para ele, a diminuição no número de lojas foi motivado pela menor quantidade de pessoas que vão ao local.

ALIMENTAÇÃO. Na praça de alimentação, há cinco boxes fechados. Um dos últimos a deixar o shopping foi a lanchonete Casa do Pão de Queijo e a Vanesa Sorvetes. De acordo com Antônio Carlos da Freiria, dono da marca Vanesa Sorvetes Finos, a franquia da sorveteria fechou por não conseguir ser rentável. No entanto, Freiria acredita que falta o preparo do empresário para esse tipo de local.

4º shopping chega em 2010

Ribeirão Preto deve ganhar seu quarto shopping daqui a dois anos. O novo empreendimento do Iguatemi Empresa de Shopping Centers, anunciado em junho desse ano, deve ser concluído em 2010. O investimento será de R$ 123 milhões e terá 200 lojas para em uma área de 32,5 mil m². O novo shopping será instalado na Zona Sul, na área onde hoje já existe o Ribeirão Shopping .

Hoje, a cidade conta com três shoppings -há ainda o Novo Shopping e o Santa Úrsula. (LS)

SANTA ÚRSULA

“Sinto que está meio vazio, tem diminuído as pessoas até nos fins de semana”

Ana Luisa Santa Maria, 19 anos
Estudante