Astronauta japonês testa cueca espacial, uma semana sem trocar

Astronauta japonês testa cueca espacial

Koichi Wakata não pode trocar de roupa íntima mais de uma vez na semana
Koichi Wakata não pode trocar de roupa íntima mais de uma vez na semana
Foto: BBC Brasil

O astronauta japonês Koichi Wakata, que chegou à Estação Espacial na última terça-feira, tem, entre as tarefas que terá que executar, uma missão fora do comum: testar uma nova cueca desenvolvida para diminuir o mau cheiro e absorver o suor.

Wakata, de 48 anos, está proibido de trocar as roupas íntimas - que incluem camiseta, cueca e meias - mais do que uma vez por semana.

As novas peças - fabricadas em material que contém fios de polímeros anti-bactericida - foram criadas por pesquisadores da Universidade Feminina do Japão em conjunto com outras cinco fabricantes de roupas locais.

Segundo a Agência de Investigações Aeroespaciais do Japão, elas também absorvem o suor e outros líquidos, separando-os do corpo humano e secando em questões de minutos.

Em geral, os astronautas trocam de roupa apenas a cada três dias no espaço, porque não há água suficiente para lavar as peças. Os "banhos" são tomados com a ajuda de esponjas umedecidas.

Mas com as missões espaciais cada vez mais longas, cientistas estão buscando formas de fazer com que as roupas da tripulação possam ser usadas por mais tempo.

Segundo a mídia japonesa, as empresas que criaram as peças também pensam em usar a mesma tecnologia para desenvolver roupas para quem vive na Terra.

http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/ciencia-e-vida/noticia/2009/03/22/astronauta-japones-testa-cueca-espacial-182481.php

Estação Internacional manobra para evitar lixo orbital
Estação Espacial agora tem energia plena
A órbita da Estação Espacial Internacional (ISS) teve que realizar manobras preventivas na noite de domingo para manter suficientemente afastado o lixo orbital a fim de que os astronautas possam fazer sua saída espacial nesta segunda-feira.

Os motores do ônibus Discovery foram usados durante três horas para reduzir a altitude da ISS em 3,300 metros, explicou Bill Jeffs, um dos porta-vozes do Centro Espacial Johnson em Houston (Texas). Os dejetos, que possuem um pouco mais de 10 centímetros, são oriundos de um foguete chinês lançado em 1999 e que se soltaram em março de 2000.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3653675-EI301,00-Estacao+Internacional+manobra+para+evitar+o+lixo+orbital.html