João Renato Faria - Portal UAI
Divulgação / Pet Shop Boys
O brasileiro Jean Charles de Menezes, morto por policiais britânicos em uma estação de metrô de Londres ao ser confundido com um terrorista, em julho de 2005, vai ganhar uma homenagem da dupla Pet Shop Boys.
No que vem sendo tratada pela imprensa inglesa como a música mais controversa da banda até hoje, Neil Tennant e Chris Lowe descrevem os acontecimentos que levaram Jean Charles a ser morto pela polícia.
A música, chamada We're all criminals now (Agora somos todos criminosos, em tradução livre), foi lançada junto de Love etc, a mais nova música de trabalho da dupla.
Na letra da música, a banda acusa todos os ingleses de serem criminosos. "Hey, hey, não me pergunte como nós mudamos, agora somos todos criminosos", confessam os cantores no refrão de We're all criminals now.
Neil Tennant revelou que "o título da música e a música em si mostram como o governo vem tratando as pessoas no Reino Unido". Ele ainda fez graves acusações sobre a quebra de privacidade no país. "Nós estamos todos sob vigilância e somos sempre tratados como potencialmente culpados, como se fôssemos cometer um crime a qualquer instante. Agora, somos todos criminosos!", lamentou.