Conversa Com Bial
Entrevista - Rede Globo
terça-feira, 6 de julho de 2021 - 01:35
Pat Metheny
'Pode ter sido a última música pop do mundo a ter harmonia sofisticada', diz Pat Metheny sobre MPB
Lenda da guitarra é o entrevistado do programa que abre a semana do 'Conversa com Bial'
Reprodução/TV Globo
Na definição de Pedro Bial, o convidado do programa de segunda-feira, 5/7, dedica sua vida à produção de beleza. Na entrevista, o músico e guitarrista virtuoso Pat Metheny, que encontrou no Brasil seu caminho musical, fala sobre sua relação com o país e se empolga ao ver depoimentos de brasileiros com os quais trabalhou, como Milton Nascimento, Jaques Morelenbaum e Paulinho Braga.
Aproveite e adquira na Amazon em vinil
Road To The Sun [Disco de Vinil] |
Nascido em 1954 em Kansas City, ele conta que a música brasileira surgiu cedo em sua cronologia: aos 8 anos, na mesma época em que os Beatles estouraram. "Até na minha cidadezinha do Missouri, a guitarra elétrica não era só mais um instrumento, e sim um símbolo de tudo que estava prestes a acontecer", sintetiza. "Além disso havia as músicas do Jobim. Para nós era Stan Getz, Astrud e João [Gilberto]. Aprendi isso com as músicas do Charlie Parker. Para mim estava tudo integrado".
Pedro Bial recebe Pat Metheny no 'Conversa' — Foto: Reprodução/TV Globo
Para Metheny, a MPB e o jazz são uma linguagem compartilhada: "Acho que pode ter sido a última música popular do mundo que tem uma harmonia sofisticada".