Redação Portal IMPRENSA
Foto: Grand Prix de Criação, com campanha criada para a Volkswagen Criado em 1986 para estimular a excelência dos trabalhos e o talento criativo dos profissionais brasileiros de publicidade, o Prêmio Abril de Publicidade tem o objetivo de reconhecer e premiar as melhores campanhas e seus responsáveis. Ao longo dos seus 21 anos de existência, o Prêmio Abril de Publicidade consolidou-se como o mais importante prêmio publicitário da mídia impressa do país. Em 2005, o prêmio foi ampliado e ganhou as categorias Criação - MTV e Criação - Meio Digital, reflexo da diversificação da Abril ao atuar em diferentes plataformas de mídia.
O Prêmio Abril de Publicidade 2007 revelou os grandes vencedores da sua 21ª edição, no ano do Centenário de Victor Civita, em festa realizada na noite da última quarta-feira (30), no Auditório do Ibirapuera. As agências AlmapBBDO, Borghierh/Lowe, F/Nazca Saatchi&Saatchi, Talent e Loducca receberam os prêmios.
A agência AlmapBBDO levou o Grand Prix de Criação com campanha criada para a Volkswagen. As peças trazem o consumidor como ponto central de inspiração para os principais modelos de veículos da montadora alemã. A agência faturou ainda a categoria Criação - Meio Digital, graças a uma ação Online que mostrava por meio de um relógio a diferença de velocidade entre o avião da Gol, que estava no ponteiro de segundos, trem, em minutos, e ônibus, no ponteiro de horas.
O Grand Prix de Mídia foi para a Borghierh/Lowe, pela campanha “Rexona Crystal em ... Proteção Invisível”, elaborada para Unilever Brasil. A empresa resolveu adotar o preto na comunicação de seu produto, por felicidade, num período em que o conceito “preto total” estava na moda, já que o novo desodorante evita manchas em tecidos escuros. O fato foi explorado em um amplo plano de mídia, que incluiu diversos anúncios em revistas e demais plataformas de mídia Abril.
A categoria Criação - MTV, que premia os melhores filmes veiculados no canal, deu mais um prêmio a “Traves”, o bem-humorado filme da F/Nazca Saatchi&Saatchi para a Skol Pilsen que fez sucesso às vésperas da Copa do Mundo de 2006, mostrando uma partida na qual as traves estavam notadamente a favor do Brasil numa hipotética partida contra a Argentina.
Em Melhor Utilização do Meio Revista, a Loducca Publicidade foi a vencedora, pela campanha institucional “Segurança 24 horas até para a sua revista favorita”, criada para Fort Knox, que colocou uma cinta para lacrar uma edição de Guia Exame. Ao abrir a revista, o leitor precisava romper o dispositivo que, imediatamente, fazia soar um alarme.
O prêmio Opinião do Leitor ficou com a Talent Comunicação. A campanha vencedora foi elaborada para divulgar o talão de cheques ecologicamente correto do Banco Real-ABN Amro. Os anúncios traziam belas paisagens sob um cheque estilizado, com mensagens que apregoavam a sustentabilidade.
Com participação dos mestres de cerimônia Fernanda Torres e Cazé Peçanha, o Prêmio Abril de Publicidade teve apresentação musical de Roberta Sá e do pianista Nelson Ayres, que embalaram os convidados com o repertório de Tom Jobim, em meio à ambientação inspirada nos anos 50. A criação, produção e cenografia do evento foram assinadas pela Pazetto Events Consulting, que desenvolveu um projeto inspirado nos grafismos da época, com a mínima interferência no Auditório e respeitando o projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer.
Fichas técnicas:
Grand Prix De Criação
Agência: AlmapBBDO
Anunciante: Volkswagen
Produto: Institucional
Criação: Bruno Prosperi, João Linneu, Marcello Serpa, Renato Simões e Roberto Pereira
Fotografia / Ilustração: Adelmo Barreira, Fernando Nalon e José Cortizo Jr
Aprovação: Herlander Zola
Criação - Meio Digital
Agência: AlmapBBDO
Anunciante: Gol Linhas Aéreas
Produto: Institucional
Criação: Caetano Carvalho, Flávio Tamashiro e Sergio Mugnaini
Aprovação: Silvia Camargo
Grand Prix de Mídia
Agência: Borghierh/Lowe
Anunciante: Unilever Brasil
Produto: Rexona
Mídia: Eduardo Coutinho, Luciana Paiato, Rafael Pascoal, Rosana Ribeiro e Sonia Romero
Aprovação: Roberta SantAnna
Criação - MTV
Agência: F/Nazca Saatchi & Saatchi
Anunciante: Ambev
Produto: Skol Pilsen
Criação: André Kassu, Eduardo Lima, Fabio Fernandes, Luciano Lincoln e Marco Monteiro
Aprovação: Marcel Marcondes
Opinião Do Leitor
Agência: Talent Comunicação
Anunciante: Banco Real – ABN AMRO
Produto: Talão de cheque
Criação: João Livi, Leo Macias
Fotografia / Ilustração: Bill Jacobson, Bridget Webber, Marcia Ramalho e Mathias Clamer
Aprovação: Fernanda Ethel
Melhor Utilização do Meio Revista
Agência: Loducca Publicidade
Anunciante: Fort Knox
Produto: Institucional
Campanha: Segurança 24 horas até para sua revista favorita
Criação: Carolina Markowicz, Guga Ketzer e Roberta Moraes
Aprovação: Alexandre Abreu
Voluntário HSBCFaça um mundo mais feliz. Contribua com o Instituto HSBC Solidariedade.
www.HSBC.com.br/ Voluntariado