Desonra a farda da PM







Turistas americanas em viagem pelo Rio de Janeiro posaram para fotos brincando com o armamento da Polícia Militar carioca. As turistas aparecem com fuzis, armas e fingindo ser algemadas por policiais que faziam a guarda do litoral sul do Estado. Os policiais, que pela inscrição das viaturas são do 33º Batalhão, foram detidos administrativamente no batalhão de Angra dos Reis, onde seriam interrogados. Segundo depoimento dado à polícia, as armas estavam sem munição na momento em que as fotos foram feitas.

SÃO PAULO - Fotos envolvendo dois policiais militares e um grupo de turistas estrangeiras, que foram parar por acaso na internet, causaram polêmica na terça-feira. As imagens teriam sido publicadas por um amigo peruano das turistas no site Flickfr, que disponibiliza serviços de fotolog, e mostram flagrantes de dois policiais cariocas brincando com armas e algemas com as mulheres que seriam holandesas. O registro teria sido feito em uma passagem das amigas em Parati, no litoral sul do Rio de Janeiro.

Os policiais do 33º BPM, de Angra dos Reis, que estavam uniformizados e de plantão, chegaram a ceder as armas. Na seqüência, eles simularam prisões e instruções de tiro. Em outras fotos, os PMs permitiram que uma das estrangeiras posasse segurando um fuzil. Um policial, que usa um colete à prova de balas, fingiu ainda algemar duas das integrantes do grupo de turistas.

De acordo com a legenda de uma das fotos, a diversão entre turistas e policiais ocorreu próximo a um hotel onde as turistas estariam hospedadas em Parati, município que também é policiado pelo 33º batalhão. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Rio, o caso não seria comentado. Já no batalhão, onde são lotados os policiais, a informação é de que o comandante só vai se pronunciar depois de analisar as fotografias. As fotos, porém, já foram retiradas do site.

Rio – Os dois policiais militares envolvidos no incidente das fotos tiradas por turistas com fuzis da PM já estão de volta à sua rotina normal, de acordo com nota oficial divulgada pela assessoria de imprensa da corporação. Após receberem instrução de técnica policial-militar na parte da tarde, os PMs foram liberados para retornarem ao trabalho. A nota informa ainda que, segundo depoimento dos dois PMs, “o objetivo das fotografias seria o de divulgar uma boa imagem da
Policia Militar.
A PM chegou a afastar ontem os policiais do 33.º BPM (Angra dos Reis). Nas fotos publicadas na internet, um grupo de turistas aparece brincando com fuzis e sendo algemadas por policiais do 33.º BPM , durante viagem de férias na região.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ubiratan Ângelo, disse que as fotos foram tiradas no início de novembro de 2006. Segundo ele, o grupo teria pedido orientação dos policiais, na rodoviária de Paraty, sobre hotéis e pousadas na região. Informados pela dupla da PM, os três turistas teriam elogiado a Polícia do Rio e afirmado que tinham uma imagem diferente sobre a corporação no exterior.
O grupo era formado por holandeses e uma pessoa que se comunicava com os PMs falando espanhol. Os policiais disseram que se deixaram fotografar, mas tiveram o cuidado de tirar a munição das armas.
“Vejo como obra da vaidade humana, tanto das pessoas que colocaram no site quanto dos policiais. A ocorrência tinha tudo para ser um gol de placa e foi um gol contra”, afirmou o comandante-geral da PM.
Ubiratan Ângelo afirmou que, embora os policiais tenham dito que tiraram a munição das armas, eles transgrediram as normas da corporação.