Femsa assume a Kaiser em Ribeirão Preto
Empresa se torna sócia majoritária da Kaiser e vira dona do maior vazio urbano de Ribeirão, no Centro da cidade.
A multinacional mexicana Femsa, que hoje é a maior cervejaria e engarrafadora da América Latina, se tornou esta semana sócia majoritária da Kaiser ao adquirir 68% das ações da empresa que até então pertenciam à canadense Molson Coors. Com isso, a empresa mexicana passa a ser proprietária do maior vazio urbano de Ribeirão, as antigas fábricas da Antárctica e da Cervejaria Paulista, na região do Centro Histórico da cidade. São 50 mil metros quadrados.
A empresa está fazendo uma análise sobre como poderia utilizar o espaço de forma a beneficiar a cidade e descarta a retomada de produção industrial no local por se tratar de área dentro do Centro Histórico e por ter instalações obsoletas. A reativação da fábrica traria complicações como dificuldade de transporte com os caminhões pelo centro e necessidade de um número três vezes maior de funcionários para fazer as mesmas funções realizadas em instalações mais modernas.
No ano passado o presidente da Femsa Cerveja Brasil, Miguel Ángel Peirano, chegou a visitar Ribeirão Preto e reafirmou parceria para que a São Paulo Film Commission, que tem o Núcleo de Cinema como um dos principais projetos, continue instalada na antiga fábrica da Cervejaria Paulista que agora também pertence à empresa mexicana. "Ele veio conhecer o nosso trabalho e a parceria foi reafirmada. Agora eles mantêm um contato estreito com a cidade", afirmou Edgard de Castro, coordenador da São Paulo Film Commission.
A assessoria de imprensa da Femsa afirmou em nota que a parceria foi reafirmada porque o projeto Núcleo de Cinema estimula a prática cinematográfica, gera empregos e dá visibilidade ao município.
Segundo a nota ainda, a manutenção do projeto faz parte de uma série de ações da Femsa para a população de Ribeirão Preto e região. A empresa também cedeu ao Daerp (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto) um poço artesiano com 234 metros de profundidade, capacidade de 200 mil litros/hora e reservatório para cinco milhões de litros de água. O poço está nas instalações da antiga fábrica da Antárctica.
A empresa mexicana é a segunda maior engarrafadora da Coca-Cola no mundo e é fabricante de 15 marcas de cerveja como a Tecate, Carta Blanca, Bohemia e Sol, além da Kaiser. Com a compra, a Molson continua com apenas 15% das ações da Kaiser e a holandesa Heineken com 17%. A Femsa detém hoje 30 engarrafadoras, 235 centros de distribuição, 64 marcas de refrigerante, 56 mil funcionários e está presente em nove países com um faturamento anual de US$ 8 bilhões.
Atualmente, a Kaiser possui oito fábricas localizadas em Jacareí (SP), Araraquara (SP), Gravataí (RS), Ponta Grossa (PR), Cuiabá (MT), Feira de Santana (BA), Pacatuba (CE) e Manaus (AM).
Com a aquisição da maior parte das ações da Kaiser, a Femsa já aperta a concorrência com novidades. Nos planos dos mexicanos há a intenção de turbinar as vendas de marketing da Kaiser, hoje com valor de R$ 180 milhões por ano. O desafio é enfrentar a Ambev (Companhia de Bebidas das Américas), dona de 68% do setor com Brahma, Antárctica, Bohemia, Stella Artois, Caracu, Kronenbier, Pollar, Miller, Quilmes, Labatt Blue, Serramalte e Skol. Na última quinta-feira, logo após assumir a Kaiser, a Femsa lançou a cerveja Sol Shot, que vem em garrafas long neck menores do que as existentes no mercado hoje. A nova garrafa tem 250 ml e será vendida em supermercados com preços que variam entre R$ 0,75 e R$ 0,79.