A Scotland Yard desvendou um plano elaborado pela rede terrorista Al Qaeda para derrubar a internet no Reino Unido, causando caos empresas e na Bolsa de Valores de Londres, informou neste domingo o tablóide britânico "The Sunday Times".
Investigadores recolheram arquivos de computadores que revelam que supostos terroristas pretendiam invadir um centro de comunicações de internet de alta segurança de Londres.
A instalação, que fica em na região leste da capital britânica e abriga dezenas de milhares de servidores, é a sede de uma empresa que fornece serviços de tecnologia de informação e transmissão de informação a companhias de telecomunicações e internet.
Os supostos terroristas, que foram detidos, pretendiam entrar no edifício para derrubar a rede, segundo informações recolhidas pela polícia britânica em operações no sul do país.
De acordo com especialistas da área da segurança, o plano revela que o tipo de ameaça vinda da rede Al Qaeda e de outros grupos terroristas similares muda constantemente.
A descoberta do plano levou Eliza Manningham-Buller, chefe do MI5 [inteligência britânica], a criar o Centro de Proteção da Infra-estrutura Nacional, em fevereiro. A unidade visa proteger as telecomunicações e instalações de petróleo, gás e nucleares contra ações terroristas.
"Sem esses serviços, o Reino Unido poderia sofrer graves conseqüências, como danos econômicos de grandes proporções ou até mesmo perda de vidas humanas em grande escala", afirma o site do MI5 na internet.
Fonte: 24 Horas News