Brasil pode ser o primeiro País do mundo a transportar álcool combustível através de um duto

Duto vai passar também por Ribeirão Preto

Veridiana Ribeiro

foto: JOYCE CURY
Até o final de 2010, o Brasil pode ser o primeiro País do mundo a transportar álcool combustível através de um duto, que vai passar também por Ribeirão Preto. O anúncio foi feito pelo advogado Luthero Winter Moreira, que atua na Gerência de Abastecimento e Marketing de Álcool e Oxigenados da Petrobras.
Moreira foi um dos convidados da primeira mesa redonda do Debate “O Álcool é Nosso”, promovido ontem pelo Jornal A Cidade, pela EPTV e pela Faculdade de Economia e Contabilidade da USP de Ribeirão Preto (Fea-USP).
“O projeto das obras deve ser concluído em setembro. Depois disso, daremos início à preparação para as obras, que serão feitas com recursos da Petrobras”, declarou Moreira.
O alcoolduto projetado pela Petrobras partirá da cidade de Senador Canhedo, em Goiás, e chegará até o Porto de São Sebastião, no litoral de São Paulo. O percurso até o porto inclui Uberlândia (MG), Ribeirão Preto (SP) e Paulínia (SP), onde está instalada a Replan, maior refinaria de Petróleo do País onde a Petrobras também estoca álcool combustível para exportação. O destino final do duto é o Porto de São Sebastião, no litoral paulista. “Essa é uma região onde a construção de usinas e o plantio da cana-de-açúcar vem sendo implantados fortemente. Essa região é um escoador natural do etanol”, declarou o advogado da estatal.
A previsão de investimento é de R$ 4,1 bilhões “em investimentos da Petrobras e eventuais parceiros da iniciativa privada”, nas palavras de Moreira. Até lá, a estatal estima que a demanda do exterior por etanol tenha crescido. “Hoje não existe demanda, nós nos antecipamos baseados em projeções de crescimento da exportação bastante sólidas. Em 2010, a Petrobras isoladamente deverá estar transportando 3,5 milhões de metros cúbicos de álcool por ano”, informou. A capacidade do duto, que vai estar aberto à iniciativa privada, é para o transporte de 8 milhões de metros metros cúbicos por ano de etanol.
Segundo Moreira, o fato de a Petrobras estar projetando a construção do alcoolduto na mesma área onde já está instalado um duto que carrega combustível fóssil é vantajosa. “A gente vai aproveitar faixa de servidão desse duto”, disse.


  • Socci Comunicação
    Propaganda, Design e Websites! Criação de logotipo, folders etc.
    www.soccicomunicacao.com.br
  • Vagas: Marketing, Vendas
    E Publicidade. Empregos e Estágios Inclua Seu Currículo 10 Dias Grátis
    www.Empregos.com.br
  • Cursos Totalmente Online
    Administração e Negócios - Grátis: Camiseta ou Mouse Pad exclusivos!
    www.administradores.com.br
  • Hlca – Human Learning
    Análise, Pesquisa, Treinamento e Consultoria em Gestão de Pessoas
    www.hlca.com.br

  • Anúncios Google