Ou seja o marketing envolve fazer pesquisas de mercado (identificação de necessidades), desenvolvimento de produtos que atendam estas necessidades, definir seu preço, criar uma rede de distribuição (canais, revendedores e etc) e fazer uma promoção adequada do produto. Por mais que não se queira estes 4 P´s seguem valendo. Obviamente que eles podem se desmembrar em outros itens mas isso não muda o conceito de se fazer marketing.
O que se convencionou entre leigos, e em especial no meio tecnológico capitaneado por empresários técnicos e jovens, foi chamar comunicação de marketing. Com isso ouve-se o tempo todo por aí empresários falando que sua empresa precisa fazer mais "marketing". Para isso as empresas contratam gerentes de marketing que são gerentes de comunicação...Pior, chegou-se finalmente a chamar a comunicação via internet de "Marketing Digital". Errado.
Até compreendo, pois com o incipiente uso da internet no fim dos anos 90 era necessário se chamar a atenção para o uso desta poderosa ferramenta e para isso nada melhor do que um novo termo. Assim surgiram outros termos igualmente com criação legítima porém equivocada. Como SMS Marketing, E-mail Marketing, Marketing Viral, Search Engine Marketing e etc. Temos que parar de achar que estamos num meio a parte. Trabalhamos com informação, conteúdo, comunicação e resultado. Destacar que isso é feito via internet é um erro de conceito e foco.
Seguindo um conceito mais correto que convencionou chamar de comunicação impressa o que vai no papel talvez não estivesse errado chamar de comunicação digital a que é feita via internet. Mas é. Uma série de formas tradicionais de se comunicar com o cliente usam a internet como veículo ou como meio. A TV, o vídeo, o rádio, a mala direta e etc. Por outro lado a TV, o Rádio e as gráficas estão mais digitais do que nunca!! A grande novidade é o site ou portal da empresa que além de comunicação oferece serviços como venda on line, pesquisa em banco de dados e etc.
Mas voltando a comunicação pensemos no cliente. Quando o cliente procura uma consultoria em comunicação ele quer montar um planejamento que defina as ações para lançamento de seu produto por exemplo. Esta consultoria, comumente feita por agências de publicidade e propaganda deve, ou deveria, discutir e definir todas as formas de comunicação que serão adotadas para o lançamento deste produto. Eventos, mala direta, outdoor, TV, jornal e revista, e-mail marketing, hot site, mecanismos de busca, pop up´s e banner´s e etc.
É muito importante para o cliente que o consultor seja capaz de definir um planejamento em que cada ação potencialize o resultado da outra. Mais, que a linha editorial adotada seja a mesma respeitando a linguagem de cada meio a ser utilizado. Assim cada um dos meios e veículos escolhidos poderão ter comunicações completamente distintas com uma mesma imagem comum que identifica marca, produto e empresa.
Por tudo isso que é tão comum agências de propaganda e digitais trabalharem em conjunto. Ou mesmo que a prática de agências de propaganda criarem seus núcleos web tenha se tornado mais frequente (não necessariamente exitosa)...
Na minha opinião onde realmente aperta o nó de todo este cenário ainda tão novo e mal definido é quando falamos da presença da empresa na internet. Aí é que muitas agências digitais têm crescido e se diferenciado no mercado pelos resultados que dão ao cliente. Diferente de fazer um simples hotsite para o cliente ou mesmo uma ação de comunicação pela internet, quando uma agência digital é chamada para discutir A presença da empresa na web discute-se um planejamento que pode sim ser a parte, com a montagem de uma verdadeira filial virtual que terá seu próprio faturamento, serviços on line que eliminam burocracia, tempo e deslocamento para clientes além de formas de se comunicar em menos tempo e de forma mais eficiente.
Com o aumento da velocidade da banda larga e com sua popularização a internet cada vez mais se torna presente na vida do consumidor, seja empresa ou pessoa física. Esta popularização torna obsoletos termos criados para justamente levar a internet para dentro das empresas. Hoje já não se discute se a empresa deve ou não estar na internet, mas sim de que forma e com que abrangência será sua presença.
Com isso não seria errado esperar que o marketing volte a ser O Marketing, que discute produto, preço, promoção e distribuição. E que a comunicação receba o status que merece. E que a palavra COMUNICAÇÃO seja suficiente para que qualquer pessoa entenda que a empresa quer se comunicar com seus públicos não medindo esforços para fazê-lo por todos os meios que, de acordo com seu foco, sejam necessários e gerem resultado.
A internet? Não será de se estranhar se, no futuro, toda a comunicação da empresa tiver como foco levar o cliente para o ambiente virtual, onde atende-se melhor, vende-se mais e presta-se um melhor serviço, na maioria dos casos... A menos é claro que ela tenha produtos para os 82% da população brasileira que não tem acesso a computadores ainda mas que compram sabonete, TV e muito, muito celular...
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