Não será feriado em 11 de Maio 2007

Câmara rejeita feriado e cria dia de homenagem a frei Galvão
da Folha Online, em Brasília
A Câmara dos Deputados aprovou hoje um projeto de lei que cria o Dia Nacional de Frei Galvão --que será festejado em 11 de maio. Por votação simbólica, os deputados aprovaram a criação da data em homenagem ao futuro santo sem transformá-la em feriado nacional em 2007 --como chegou a ser aprovado no Senado.
O projeto aprovado hoje prevê a inclusão no calendário histórico-cultural do país o Dia de Frei Galvão.
A Comissão de Educação da Câmara aprovou a homenagem sem o feriado e foi seguida pelo plenário da Câmara.
Como a proposta original do Senado --de autoria do senador Francisco Dornelles (PP-RJ) --foi modificada pelos deputados, o projeto seguirá agora para nova votação dos senadores. Como a pauta do plenário do Senado está trancada por medidas provisórias, mesmo que os senadores queiram restituir o projeto original, não haveria tempo --já que o feriado seria apenas no dia 11 deste ano.
A própria CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) se posicionou contra o projeto que define o dia 11 de maio deste ano como feriado nacional em homenagem a frei Galvão. A CNBB considerou inoportuna a criação de mais um feriado no país, mesmo com a homenagem ao frei. A entidade defende apenas a criação da data para que o santo seja lembrado pelos brasileiros.
Os parlamentares se dividiram sobre a criação do feriado em homenagem a frei Galvão. "Nós católicos não queremos o feriado, mas a comemoração do dia para homenagear uma santidade. Não há conflito com nenhuma religião do país, só queremos ser respeitados na nossa fé", disse o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR).
O líder do PSDB na Câmara, Antonio Carlos Pannunzio (SP), defendeu a criação do feriado para evitar que o projeto retorne ao Senado para nova votação. "Se voltar para o Senado, não teremos tempo hábil para homenagear o santo brasileiro já que frei Galvão será canonizado na sexta-feira", disse.
O deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), que presidiu a sessão da Câmara, também defendeu a criação do feriado. "É só um dia útil para homenagear o santo. Se mudarmos, terá que seguir para o Senado para outra votação e talvez não tenhamos tempo de homenagear o nosso santo", defendeu Inocêncio.
O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) criticou a homenagem ao frei pelo Congresso. "O Brasil é um Estado laico. O Congresso não deve legislar sobre essa matéria. É princípio da Constituição dar tratamento equânime às religiões", disse.
O frade franciscano Antônio de Sant'Anna Galvão, o frei Galvão, será canonizado pelo papa Bento 16 em São Paulo na sexta-feira, durante missa no Campo de Marte, zona norte de São Paulo --por isso o Congresso quer criar a data em sua homenagem. O frade será o primeiro brasileiro nato a ser declarado santo pelo Vaticano. Madre Paulina, feita santa por João Paulo 2º em 2002, passou a maior parte da vida no Brasil, mas nasceu na Itália.
Folha On Line

Obtenha Clientes Fiéis
Marketing, incentivos, fidelização, promoção, planejamento estratégico
www.ferramentasdemarketing.com.br
Aikido Marcial Autêntico
Escola famosa oficializada pelo Japão proximo Metro Saude
www.aikikai.org.br
Trem Bala no Japão
Conheça o Japão com passe de trem Japan Rail Pass 7, 14 e 21 dias
www.rubioperadora.com.br
Gestão de Talentos
Mapeamento on-line, Treinamentos Orientação Profissional, Palestras
www.gestaodetalentos.com