Rafael Yoshio Fuzita (o segundo, da esq. para a dir.) venceu em sua categoria no torneio de judô
O garoto Rafael Yoshio Fuzita foi campeão de um torneio classificatório infantil de judô da região oeste de Shizuoka, realizado em Hamamatsu. Com isso, o jovem atleta ganhou o direito de participar do campeonato da província. Fuzita, da categoria de 5 anos acima de 45 quilos, fez parte da equipe da Associação Barbosa de Judô (ABJ), que era formada também por Victor Tokudo Kiam, Lucas Yusa Feijó e Linkon Takehiro Kikuti.
O judoca precoce venceu três lutas até chegar ao título. Seu colega Feijó (categoria 6 anos abaixo de 50 quilos) também conquistou vitórias, mas na semifinal perdeu por hantei (na decisão dos árbitros) e ficou em terceiro lugar. Mesmo assim, também garantiu uma vaga no cobiçado campeonato da província.
Segundo a ABJ, a derrota do brasileiro por 2 a 1 surpreendeu até o presidente da Associação de Judô de Shizuoka, já que Feijó tinha derrubado o adversário com pontuação de koka, apesar de não contar nas categorias infantis. Na mesma categoria, lutou Kikuti, que venceu apenas o primeiro combate e não se classificou. Já Kiam, por sua vez, perdeu em sua primeira luta.
Rafael Yoshio Fuzita não escondeu a felicidade após a vitória em sua categoria. Ele treinou muito para alcançar o objetivo de disputar o torneio da província e, agora, viu seu esforço coroado.
TUDO BEM (JAPÃO)