A popularização dos sites de relacionamento teve início no Brasil no primeiro semestre de 2004, quando os internautas locais começaram a se cadastrar no Orkut. Durante mais de dois anos, a rede social do Google reinou soberana por aqui, até que os usuários brasileiros começaram a prestar atenção em alternativas de sucesso lá fora. Foi por causa dessa curiosidade que, em novembro de 2006, o MySpace entrou para a lista de sites de comunidade mais populares do país.
Esse ranking elaborado pelo Ibope//NetRatings considera apenas o acesso de usuários da internet residencial, excluindo empresas, telecentros e LAN houses -- além do Orkut e MySpace, as únicas páginas de comunidade listadas são aquelas de grandes portais brasileiros. Segundo a medição, em novembro do ano passado o MySpace teve 450 mil usuários no Brasil e, até março de 2007, esse número subiu para 487 mil.
“Os sites de comunidade estão explodindo no mundo inteiro. O MySpace, que já era muito forte no exterior, se beneficiou de sua massa crítica e começou a chamar atenção dos brasileiros. Essa página tem musculatura para se popularizar por aqui, será uma briga boa”, disse ao G1 Marcelo Coutinho, diretor-executivo do Ibope Inteligência.
Apesar do crescimento do MySpace, ainda deve demorar para que essa rede social chegue ao patamar do Orkut no Brasil. Em março, diz o Ibope//NetRatings, o site do Google teve o acesso de 10,7 milhões de internautas únicos residenciais. A página Alexa, que registra a popularidade dos sites em todo o mundo, indica que o Orkut é o endereço mais popular do Brasil, e o MySpace fica em 34º. Nos EUA, a situação se inverte: o MySpace aparece em terceiro, enquanto o Orkut cai para a 31ª posição.
Criado em meados de 2003, o MySpace -- que hoje pertence ao conglomerado de mídia News Corporation -- caiu no gosto dos usuários ligados ao universo musical. Isso porque a página permite que os internautas disponibilizem em seus “perfis musicais” arquivos no formato MP3 que podem ser ouvidos gratuitamente ou também vendidos on-line (a banda Cansei de Ser Sexy é uma das alternativas que aparecem por lá).
Antes de os vídeos on-line chegarem ao Orkut -- site que vem adicionando diversas novas funções nos últimos meses --, essa alternativa já estava disponível no MySpace. Além disso, esse site tem espaço para notícias, filmes (espécie de ‘páginas oficiais’ das produções), comunicador instantâneo (como o Google Talk, do Orkut), blogs, fóruns de discussão e classificados, entre outras alternativas. Para se cadastrar, não é necessário ser convidado por outro internauta.
Se o MySpace vai realmente pegar por aqui, ainda não dá para saber -- como disse Coutinho, “a briga é boa”. Mas, como mostra a curta história da internet, o “líder da vez” nunca deve ficar muito confiante em relação a sua posição de destaque. “O Orkut tem a vantagem de ter conquistado o público primeiro, mas, como a internet é baseada em um sistema aberto, não existe vantagem irreversível”, afirmou Coutinho. É esperar para ver.
G1
- Perfil profissionalGestão, seleção e desenvolvimento de profissionais para resultados!www.gestahumana.com.br
- Propaganda InternetConheça soluções para Publicidade Interativa com a Ogilvy Interactivewww.ogilvy.com.br
- Planejamento EstratégicoCursos de Atualização Pela Internet Com Certificado e Preços Acessíveiswww.GestaoeLideranca.com.br
- Integração - TreinamentoEscola de treinamento empresarial curso presencial e e-learningwww.integracao.com.br