Diante do campeão mundial Demetrius Andrade, dos Estados Unidos, Pedro Lima deu ao Brasil o ouro no boxe, até 69 kg, dos Jogos Pan-Americanos. Há 44 anos o país não levava um ouro de Pan na modalidade. Os últimos campeões haviam sido Luiz Cézar, Elecio Neves e Rosemiro Mateus, em São Paulo-1963.
No início da luta, Pedro Lima esteve à frente do placar. Após o final do primeiro rounde, o brasileiro tinha 2 a 0 de vantagem, mas precisou controlar o ímpeto agressivo de Andrade. Durante os dois assaltos seguintes, Pedro conseguiu segurar a vitória, que seria ameaçada no último rounde.
Com forte reação do norte-americano, Lima sofreu a virada nos últimos instantes. Entretanto, com bastante vigor, o brasileiro reverteu o placar e terminou a luta com o ouro, por apertados 7 a 6.
Na primeira final do dia para o Brasil, até 60 kg, Everton Lopes não foi páreo para o cubano Yordenis Ugas. Com bastante facilidade, Ugas, bem mais alto que o brasileiro, impôs o contundente placar de 21 a 8. Com a derrota, Lopes termina os Jogos Pan-Americanos com a medalha de prata