NOVA YORK - A Mattel está usando a tecnologia para dar vida nova a um brinquedo lançado em 1959.
Na quinta-feira, a Mattel revelou o Barbie Girls, um player de MP3 que se transforma em personagem de animação no site BarbieGirls.com, no qual as meninas podem interagir umas com as outras de forma similar ao Second Life, um mundo virtual dirigido a usuários adultos.
A empresa espera que o novo brinquedo, que combina navegação na Web, compras e download de música, reduza a demanda pelas atrevidas bonecas Bratz, da MGA Entertainment --uma linha de bonecas esbeltas, com grandes cabeças, que usam roupas curtas e modernas.
A maior fabricante de brinquedos do mundo também tem em sua mira os players de música iPod, da Apple, e os Webkinz, da Ganz, bichos de pelúcia que têm versões "vivas" na Internet.
O lançamento oficial do site BarbieGirls.com surgiu uma semana depois de a empresa conduzir um teste público do site.
Analistas de brinquedos dizem que essa mais recente adição à linha de produtos Barbie, lançada 48 anos atrás, deve gerar vendas fortes, ajudando a reverter um declínio de quase cinco anos no faturamento da marca.
"Se a comunidade online da Mattel obtiver sucesso, com penetração semelhante à dos Webkinz, estimamos um potencial máximo anual de vendas da ordem de 100 milhões de dólares, ou cerca de três centavos de dólar por ação", afirmou Lisa Bolton Weiser, analista da Oppenheimer, em relatório.
Os varejistas norte-americanos informaram no começo do mês que a demanda pelos Webkinz, vendidos em lojas especializadas como as redes Hallmark e American Greeting, disparou.
Renovar a marca Barbie vem sendo uma grande prioridade para a Mattel, que sentiu deserção das consumidoras tradicionais de sua boneca não só em benefício das Bratz mas também de itens mais sofisticados de tecnologia, como os videogames e os iPods.
Os music players Barbie Girl, com capacidade para até 120 canções em formato MP3 ou 240 em formato WMA, chegarão ao mercado em julho, ao preço de 59,99 dólares, informou a Mattel.
Toy maker unveils multiplatform concept that incorporates music, virtual characters, games, and live chat.
The Baby iPod--think pacifier with earbuds--might be right around the corner.
Following in the footsteps of Disney's Mix Sticks and SanDisk's Sansa Shaker MP3 players, Mattel has unveiled a line of Barbie MP3 players, hoping to use music as one piece of a new multiplatform effort to connect with young girls.
The player, which will sell for $59 and hit stores in July, is a four-and-a-half-inch device with 512 MB of flash memory, able to hold up to 240 songs in the WMA format. The player has an expandable miniSD slot that holds a memory card up to 2GB (sold separately). It can play any non-DRM-encrypted MP3 or WMA files. The Barbie Girls MP3 player comes with a belt clip, adjustable-sized earbuds, and storage case, while extra $9.99 accessories like pets are also available.
The MP3 players are one piece of Mattel's multiplatform strategy to modernize its product line. Mattel also introduced BarbieGirls.com, a virtual world that lets girls create virtual avatars, design their own rooms, shop at the mall, watch videos, play games, and chat with other girls. Mattel said the site includes safety features like chat-room filters, user blocking, and human moderators.
Mattel's move comes in the face of heightened competition from the Bratz line of dolls, which has targeted the tween girl segment since its launch in 2001. During the first quarter, Barbie and Bratz were tied as the top properties across the total traditional toy industry, according to NPD Group.