Vencedor das duas últimas edições dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil conquistou nesta sexta-feira o tricampeonato da competição por conjuntos da ginástica rítmica.
Somando as apresentações dos dois dias de competição, as brasileiras tiveram 29,600 pontos, contra 26,675 das cubanas. O time canadense, com 26,650, assegurou a medalha de bronze.
A equipe composta por Tayanne Mantovaneli, Luísa Matsuo, Marcela Menezes, Nicole Muller e Natália Sanchez já havia encerrado a primeira parte da competição, na quinta, com larga folga na classificação e perto de conquistar mais uma medalha de ouro.
Na ocasião, o Brasil realizou a apresentação de cordas, e, mesmo recebendo uma punição, somou 14,800 pontos, contra 13,475 da equipe cubana.
Nesta sexta, Daniela Leite substituiu Natália Sanchez no exercício com três arcos e duas maças. O resultado, no entanto, foi semelhante: 14,800 pontos, o suficente para mais uma conquista.
Na disputa individual, as brasileiras ficaram longe do pódio. A melhor ginasta do país foi Angélica Kvieczynski, que terminou na sexta colocação, com 54,125 pontos. Ana Paula Scheffer somou 52,975 e ficou com o oitavo posto.
A medalha de ouro foi para a norte-americana Lisa Wang, com 57,275. O pódio foi completado pelas ginatas mexicanas Cynthia Valdez Perez, que ganhou a prata, e Rut Castillo Galindo, bronze.