Em uma final com dois chineses naturalizados, Ju Lin, da República Dominicana, levou a melhor sobre Song Liu, da Argentina, e conqusitou a medalha de ouro na categoria indiviudal do tênis de mesa nos Jogos Pan-Americanos.
Lin, dessa maneira, conquistou o bicampeonato, já que vencedeu também em Santo Domingo-2003. Hugo Hoyama e Thiago Monteiro, que caíram nas semifinais, ficaram com os bronzes.
Antes de faturar o título, Ju Lin havia sido algoz de dois brasileiros. Na semifinal, superou Thiago Monteiro por 4 sets a 3. Na fase anterior, também tinha eliminado Gustavo Tsuboi, por 4 sets a 1. Hugo Hoyama, outro a cair na semifinal, foi batido por Song Liu, o vice-campeão, por 4 a 2.
Na disputa individual feminina, o ouro, definido na sexta-feira, ficou com Jun Gao, dos Estados Unidos, que venceu Xue Wu, da República Dominicana.
Por equipes, o Brasil foi medalha de ouro no masculino, com vitória sobre a Argentina por 3 a 1 na terça-feira. No feminino, também por equipes, os Estados Unidos fizeram 3 a 0 sobre o Canadá e ficaram no lugar mais alto do pódio.