Os brasileiros Douglas Brose (até 60 kg) e Vinícius Souza (até 70 kg) foram derrotados nas semifinais do caratê nos Jogos Pan-Americanos, nesta sexta-feira. Desta forma, os dois asseguraram o bronze, já que não há disputa de terceiro lugar neste esporte. Além da dupla, a carateca Dafini Figueiredo (até 60kg), que também competiu nesta sexta, acabou eliminada na fase classificatória.
Na categoria até 60 kg, Brose ganhou apenas uma de suas três lutasna primeira fase, mas se classificou para a semifinal. Na estréia, ele empatou o duelo com o salvadorenho Carlos Galan por 3 a 3. Diante do dominicano Norberto Sosa, obteve sua única vitória, por 8 a 0. Por fim, também empatou com o mexicano Ruben Navarro, em uma luta sem pontos para ambos.
Na briga pela vaga na final, Douglas acabou superado pelo argentino Franciso Nievas, em equilibrado combate. Nievas venceu por 5 a 4, graças a um chute na cabeça encaixado nos instantes finais, suficiente para lhe dar três pontos e a vitória.
Vinícius Souza, da categoria até 70 kg, superou incicialmente o argentino Fernando Parra, por 3 a 2. Em seu segundo combate, perdeu para o canadense Saeed Baghbani, por 5 a 3. Por fim, classificou-se ao bater o salvadorenho Emilio Barillas, por 7 a 1. Na semifinal, Vinícius perdeu para o venezuelano Jean Carlos Peña, por 6 a 5, e ficou com o bronze.
Dafini Figueiredo, pela categoria até 60 kg, não obteve a classificação. Na estréia, a brasileira foi batida pela venezuelana Kariu Torres, por 3 a 1. Após perder também na segunda luta, contra a dominicana Heidy Rodriguez, por 2 a 1, Dafini viu acabarem suas chance de medalha. Desta forma, não adiantou vencer por 3 a 1 a mexicana Bertha Gutierrez, em sua última luta.
Nos últimos dois dias, o Brasil conseguiu duas medalhas de ouro no caratê dos Jogos Pan-Americanos, com Juarez Santos e Lucélia Ribeiro. Nelson Sardemberg foi bronze, e Carlos Lourenço e Valéria Kumizaki levaram prata.