Com a marca de 5,40 m, o brasileiro Fábio Silva superou o favorito mexicano Giovanni Lenaro e conquistou a medalha de ouro no salto vara masculino, neste sábado, nos Jogos Pan-Americanos. O bronze ficou com o argentino German Chiaraviglio.
O brasileiro entrou na competição apenas na terceira rodada de saltos, com o sarrafo a 5,20 m do chão, quando restavam apenas cinco atletas na disputa. Em sua primeira tentativa, não conseguiu ultrapassar a marca. Na segunda, passou com sobras sobre o sarrafo, garantindo um lugar entre os três primeiros colocados.
Ele foi o primeiro atleta a passar dos 5,30 m, colocando pressão sobre seus dois adversários na prova, o mexicano Giovanni Lenaro --dono da melhor marca pessoal entre os competidores-- e o argentino German Chiaraviglio. Ambos erraram as duas primeiras tentativas, mas, na terceira, Lenaro passou e credenciou-se a continuar na disputa. Chiaraviglio pediu que o sarrafo fosse levantado para 5,40 m, mas falhou em sua única tentativa, ficando com a medalha de bronze.
Na luta pela medalha de ouro, entre o brasileiro e o mexicano, Fábio conseguiu superar os 5,40 m em seu terceiro salto e assistiu aos erros do adversário, que não passou pela marca e ficou com a prata.
A medalha de Fábio é a primeira de um brasileiro na modalidade em Jogos Pan-Americanos desde Caracas-1983, quando Tomas Hintnaus ficou o bronze.
Na prova feminina da modalidade o país já havia comemorado o ouro com Fabiana Murer, que alcançou a marca de 4,60 m, novo recorde da competição.