Greve dos roteiristas começa a fazer primeiras vítimas nos EUA

da Folha Online
da Associated Press, em Los Angeles

A produção de três séries foi paralisada devido à greve dos roteiristas de Hollywood, que começou ontem e não tem data prevista para acabar.

Fred Prouser /Reuters

A greve é a primeira em quase 20 anos realizada pela categoria, liderada pelo sindicato WGA (Writers Guild of America, Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos), nos EUA. Uma das principais exigências dos roteiristas é o recebimento de participação nas vendas de séries, filmes e demais produtos por meio da internet e de outros meios (como DVDs).

O programa "Back to You" da 20th Century Fox Television foi interrompido, segundo Chris Alexander, porta-voz da companhia. Na lista de programas fora do ar também estão "Til Death", exibido na Fox, e "Rules of Engagement", transmitido na CBS.

O roteiro destas atrações é escrito na mesma semana em que ocorrem as filmagens. Hoje, mais cedo, a NBC anunciou que reprisará episódios do humorístico "The Tonight Show", apresentado por Jay Leno.

A greve ameaça outros programas como "Ellen" com a apresentadora Ellen DeGeneres, "The Daily Show with Jon Stewart" e "The Colbert Report".

A produção de filmes não deve ser afetada a curto prazo pela greve, pois maioria dos estúdios possui uma grande reserva de roteiros. Além disso, a maioria das séries também possui reserva de textos para gravar novos episódios até pelo menos o final do ano.

Folha Online