Pais de Madeleine recebem presentes de Natal do mundo todo

da Ansa, em Londres

Os médicos britânicos Kate e Gerry McCann, pais da garota Madeleine, 4, vem recebendo inúmeros presentes de Natal endereçados à filha desaparecida e aos gêmeos Sean e Amelie, 2, enviados em sinal de apoio a família por pessoas do mundo todo.

Segundo informou hoje o jornal britânico "Daily Telegraph", o casal planeja um natal "calmo e privado com a família".

O porta-voz oficial dos Mc

Cann, Clarence Mitchell, afirmou que "Kate e Gerry estão imensamente emocionados com o contínuo apoio e simpatia que as pessoas tem demonstrado por todo o mundo".

"Principalmente neste período do ano, quando eles irão enfrentar o Natal mais duro que poderiam imaginar, as mensagens de apoio têm sido imensamente reconfortantes", acrescentou Mitchell.

Gerry e Kate permanecem como suspeitos formais do caso desde o último dia 7 de setembro. Para Mitchell, tais mensagens de apoio demonstram que as pessoas "estão do lado deles". "Agora só resta a rezar para que Madeleine volte a tempo de abrir os presentes".

Desde o desaparecimento de Madeleine, no último dia 3 de maio, mais de 2.000 brinquedos já foram deixados em um memorial na cidade de Rothley, onde moram os McCann.

Tais brinquedos foram doados à instituição de caridade Samaritan's Purse.

"Caso recebam muitos presente para Madeleine e para os gêmeos, eles consideram dar alguns para caridade", comentou o porta-voz.

Madeleine desapareceu enquanto dormia em seu quarto de hotel no complexo turístico de Ocean Club, em praia da Luz, sul de Portugal, na companhia dos irmãos Sean e Amelie, enquanto seus pais jantavam com um grupo de amigos em um restaurante próximo.

Folha Online

Financiadores do fundo descontentes com agência espanhola
Casal McCann não quer renovar com a Metodo 3

O casal McCann parece pouco disposto a renovar contrato com a Metodo 3. A agência espanhola de detectives termina a ligação com os pais da pequena Maddie em Março de 2008 e, até agora, ainda não apresentou quaisquer provas que sustentem a tese de que a menina, desaparecida a 3 de Maio na Praia da Luz, esteja viva.

Segundo noticiaram ontem os media britânicos, os financiadores privados que têm vindo a sustentar o Fundo ‘Find Madeleine’ não estão satisfeitos com os resultados do trabalho da agência espanhola. De acordo com o site da estação de televisão ‘Sky News’, a empresa presidida por Francisco Marco pede 70 mil euros por mês ao casal McCann. “A agência ainda não identificou o autor do sequestro de Maddie e falhou a promessa de apresentar resultados até ao Natal”, refere a ‘Sky News’ on-line.

A estação de televisão deslocou-se a Barcelona, cidade onde está sediada a Metodo 3. A agência mudou-se para novas instalações, situadas num prédio luxuoso, onde também funciona uma sauna gay.

Ainda segundo a ‘Sky News’, o casal McCann está a par desta mudança de instalações por parte da Metodo 3.

Entretanto, a imprensa inglesa referiu ontem que a Polícia Judiciária continua a minuciosa tarefa de análise aos registos de milhares de chamadas telefónicas apreendidas, e que terão sido efectuadas na Praia da Luz, na noite em que desapareceu a pequena Maddie.

Diz o ‘Daily Mail’ que mais de um milhar de pessoas, turistas e residentes na Praia da Luz, estarão a ser interrogadas pelos investigadores, que estão particularmente interessados no período compreendido entre as 21h30 e as 22h00 de 3 de Maio, altura em que a menina terá alegadamente desaparecido.


POLÍCIA CONFISCA CONTAS TELEFÔNICAS

(ANSA) - A Polícia Judicial portuguesa, que investiga o desaparecimento da garota britânica Madeleine McCann, confiscou contas telefônicas para averiguar ligações feitas na noite em que Maddie foi vista pela última vez.
Os detetives suspeitam que várias pessoas estiveram por trás do seqüestro de Madeleine do quarto de hotel do complexo turístico de Ocean Club, em Praia da Luz, sul de Portugal, na noite do último dia 3 de maio.
Por esse motivo, estão analisando ligações suspeitas feitas na região entre as 21h e a 21h30 daquele dia.
Os agentes policiais portugueses planejam interrogar pelo menos mil pessoas sobre suas faturas telefônicas.
Uma vizinha de Praia da Luz contou à imprensa britânica que nesta terça-feira um grupo de policiais lhe fez inúmeras perguntas, tendo em mãos suas faturas de telefone, sobre ligações a telefones celulares e fixos feitas em 3 de maio.
Os pais da garota, os médicos Kate e Gerry McCann, disseram estarem contentes com a medida, no entanto, cada vez mais os vizinhos da cidade portuguesa se sentem alienados e cansados com a investigação policial.
Na semana passada, cerca de vinte habitantes de Praia da Luz retiraram os cartazes com o rosto de Madeleine, ao expressar "tédio" com o caso.
Clarence Mitchell, porta-voz oficial dos McCann, afirmou que a decisão da polícia portuguesa de investigar as faturas telefônicas "é estimulante".
"Parece que os agentes policiais estão realizando uma tarefa muito detalhada sobre quem esteve na área na noite do desaparecimento", acrescentou Mitchell.
A tecnologia digital de antenas para telefones celulares, chamada "triangulação", pode determinar com exatidão a posição de tais aparelhos telefônicos.
No entanto, as antenas em Portugal costumam ficar dispostas com grandes distâncias na costa sul do país, o que poderia dificultar o processo de busca. (ANSA)