Rússia e Paraguai podem brigar por domínio na Internet

João Prestes, com informações do The Guardian

Paraguai e Rússia podem entrar em guerra virtual, em breve, pelo domínio de topo para o registro de sites na internet. O Paraguai usa o registro “.py”, e a Rússia, “.ru”. De acordo com informação difundida pelo jornal The Guardian, do Reino Unido, a polêmica teve início quando o governo russo anunciou o plano de adaptar os atuais endereços de sites, grafados no alfabeto latino, à escrita do alfabeto cirílico, utilizado nos países de tradição cristã ortodoxa.

Transcrito ao cirílico, o domínio “.ru” seria grafado como “.py”, uma vez que o “r” equivale ao “p” e o “u” equivale ao “y”. Tal coincidência faz com que tanto a Rússia, como o Paraguai, tenham direito a reivindicar a propriedade do domínio “.py”, caso a iniciativa dos russos seja realmente levada adiante.

O temor do governo russo é que a “vulnerabilidade” de um domínio compartilhado seja aproveitada por hackers paraguaios para realizar ataques às redes de segurança do país, em argumento que, até o momento, carece de sentido, sendo mais provável que o contrário ocorra.

Wolfgang Kleinwachter, conselheiro especial do Internet Governance Forum, criado para analisar as questões referentes ao uso da internet ao redor do globo, acredita que além de criar comodidade aos usuários russos, a adaptação dos domínios de internet ao alfabeto cirílico pode trazer problemas.

O principal deles é o isolamento dos sites russos, cujos endereços ficariam ininteligíveis para internautas de outros países. Outro problema visto pelo especialista é um eventual controle estatal sobre o conteúdo a ser publicado nos sites, tal como ocorre na China.

“A proposta de uma Internet russa poderá ter a ver com o fato de eles poderem se comunicar dentro do país. Nesse caso a Rússia iria ter o seu próprio root e seria muito mais fácil de controlar este domínio de topo do que as centenas de milhares de domínios secundários”, afirma.

Como trata-se apenas de um projeto, o pedido de transformação do domínio “.ru” em “.py” ainda não foi oficializado pelo governo russo, não havendo, até o momento, data prevista para que a solicitação seja formalizada junto aos organismos internacionais.