Algumas perguntas ingênuas

Brickmann - Algumas perguntas ingênuas
Especial para o Diário

1 – Imagine que alguém queira pegar meia dúzia de livros numa biblioteca. Será obrigado a levar também a estante? Não? Então, por que carregar laptops cheios de informação, se é possível transportar apenas as informações, em backup, no bolso ou na bolsa de algum funcionário de confiança da própria Petrobras?

2 – A Halliburton é especializada em prestar serviços a empresas de petróleo. Mas transportar dois laptops e dois HDs exige uma empresa especializada?

3 – Há quem diga que foram dois laptops e dois discos rígidos; há quem diga que foram dois laptops e um disco rígido. Por que transportá-los num enorme contêiner?

4 – Informações sobre gastos do presidente da República no açougue envolvem segurança nacional. E informações sobre reservas de petróleo podem ficar na mão de qualquer um, inclusive de uma empresa estrangeira?

5 – É normal que dados tão valiosos quanto esses viajem sozinhos?

6 – É normal, na Petrobras, que computadores sejam enviados para passear?

7 – As primeiras informações são de que o navio levou uma semana do Rio a Santos. Por que tanta demora? O percurso costuma ser feito em um dia.

8 – É ótimo que a Petrobras tenha cópia das informações. Mas alguém mais – um concorrente, talvez – dispõe agora das mesmas informações. Haverá modificações no leilão de blocos de exploração, ou nas condições das concorrências?

9 – Por que a demora de quase um mês no anúncio do roubo do material?

10 – A Halliburton é americana. A Polícia dos EUA também investiga?