Tornados matam ao menos 54 e arrasam sul dos EUA

Os tornados que arrasaram quatro Estados do sul dos EUA na terça-feira mataram ao menos 54 pessoas e feriram outras centenas, arrancando o telhado de um shopping center e destruindo dezenas de casas. Equipes de resgate procuram nesta quarta-feira por mais vítimas dos piores tornados em um período de 24 horas desde 1999.

Ao menos 30 pessoas morreram no Tennessee, 13 no Arkansas, sete em Kentucky e quatro no Alabama, segundo membros das equipes de resgate. Entre os mortos há um casal e o filho de onze anos em Atkins, Arkansas, de acordo com a agência Associated Press.

Ray Story tentava levar seu irmão, Bill Clarck, 70, a um hospital, após as tempestades destruírem a casa em que moravam no Condado de Macon. Clarck morreu enquanto Story e sua mulher dirigiam pelas estradas cheias de destroços, afirmou.

"Ele não teve chance", disse Nova Story. "Olhei em seus olhos e ele morreu bem na minha frente".

Os tornados, que também atingiram o Mississippi, arrasaram o país no fim das prévias da Superterça, quando 20 dos 54 Estados dos EUA votaram em seus pré-candidatos à Presidência.

Conforme a extensão dos danos foi se revelando, os pré-candidatos, entre eles os democratas Hillary Clinton e Barack Obama e o republicano Mike Huckabee interromperam seus discursos de vitória em homenagem às vítimas.

O presidente george W. Bush disse ter chamado os governadores do Alabama, Arkansas, Kentucky, Mississippi e Tennessee, e garantiu a eles que a Administração federal estava pronta para ajudar e para lidar com qualquer demanda de emergência.

"Perda de vidas, perda de propriedade --orações podem ajudar, assim como o governo", afirmou Bush. "Quero que as pessoas desses Estados saibam que o povo americano está com eles."

Antes da madrugada desta quarta-feira, o sistema seguiu para o Alabama, levando fortes chuvas, ventos, e causando diversos danos em Condados a noroeste de Birmingham.

A nordeste de Nashville, um enorme incêndio visível a quilômetros de distância surgiu em um poço de extração de gás natural, criando chamas de até 150 metros, segundo o porta-voz dos serviços de emergência do Tennessee. No entanto, o acidente não deixou feridos.

Tornados no inverno não são incomuns. O pico da estação de tornados é no fim do inverno (do hemisfério norte), início da primavera, mas as tempestades podem ocorrer a qualquer época do ano.

No entanto, os tornados da terça-feira são os piores em um período de 24 horas desde 3 de maio de 1999, quando cerca de 50 pessoas morreram em Oklahoma e no Arkansas. O número de mortos os coloca entre os 15 mais mortíferos desde os anos 1950, afirmou Greg Carbin, meteorologista do Centro de Coordenação de Alertas de Oklahoma.

Os tornados da terça-feira podem ser conseqüência da La Niña --esfriamento da água do Oceano Pacífico na altura do Equador, que causa mudanças nos padrões de clima pelo mundo. É o oposto do mais popular El Niño, que corresponde ao aquecimento periódico da água da mesma região do Pacífico.

Com Associated Press

Folha Online