Yahoo fecha acordo de publicidade online com Google

Meio e Mensagem
Pelo contrato, a empresa poderá exibir em seus resultados de busca os anúncios patrocinados originados pelo mecanismo de busca do Google

O Yahoo anunciou que chegou a um acordo com o Google para a publicidade on-line, o que pode causar um impacto positivo de US$ 800 milhões em sua receita anual. Pelo contrato de quatro anos, que é válido apenas para Canadá e Estados Unidos, a empresa poderá apresentar os links patrocinados do rival juntamente com seus próprios resultados de busca. Além disso, o Yahoo poderá adotar a mesma estratégia para websites de terceiros de seus parceiros, já que o arcordo não é exclusivo.

Nos primeiros 12 meses de implementação, a expectativa é que a parceria gere entre US$ 250 milhões e US$ 450 milhões em fluxo de caixa adicional. Em comunicado da empresa, o CEO do Yahoo Jerry Yang disse que a convergência das buscas e da exibição de links patrocinados é o próximo passo na evolução da indústria dos anúncios online.

Ao contrário do que se chegou a prever, O Yahoo vai continuar operando seu próprio mecanismo de busca e seus serviços de publicidade. Pelos termos do acordo, o Yahoo também poderá selecionar os termos de buscas onde exibirá os links patrocinados do Google.

A empresa de tecnologia disse em outro comunicado que se encerrou qualquer possibilidade de acordo com a Microsoft, que chegou oferecer US$ 45 bilhões pela compra do rival para aumentar sua presença no mercado de buscas.