As cinco melhores músicas do Rock

Yahoo! Notícias

As cinco melhores músicas do Rock

Por Régis Tadeu*

1) "BLACK SABBATH" - Black Sabbath (do disco Black Sabbath, de 1970)
"Nem é preciso comentar que esta música é o 'marco zero' daquilo que ficou mundialmente conhecido como 'heavy metal'. Até então, ninguém havia tocado de uma maneira tão assustadora, tenebrosa e, ao mesmo tempo tão impactante quanto o guitarrista Tony Iommi. Quando ouvi esta música pela primeira vez, em 1970, com dez anos de idade, tive que dormir por uma semana com a luz do quarto acesa, tamanho era o pavor (saboroso, confesso) que a canção incutia em mim. E podem ter certeza: isso aconteceu com muita gente".

2) "DOWN, DOWN" – Status Quo (do disco On the Level, de 1974)
"Esta ótima banda inglesa se especializou em elevar o rock and roll básico criado por Chuck Berry a um patamar inacreditável em termos de peso e energia. O ápice dessa fórmula infalível está justamente nesta canção, tão vigorosa e contagiante, que é capaz de transformar um escoteiro em um lobisomem. Os acordes com elementos quase psicodélicos da introdução antecedem a um dos riffs mais sensacionais de todos os tempos. Desafio qualquer um a ouvir esta música pela primeira sem passar os quinze dias subseqüentes cantarolando o refrão 'Get down deeper and down/Down down deeper and down/Down down deeper and down/Get down deeper and down'".

3) "ELEANOR RIGBY" – Beatles (do disco Revolver, de 1966)
"Não deixa de ser curioso verificar que a melhor canção dos Beatles não tem nenhum de seus integrantes tocando qualquer instrumento. Uma estupenda ode ao lamento depressivo que muitas vezes acompanha a solidão, a música traz um octeto de cordas executando um arranjo impecável, repleto de contrapontos, tão sublimes que seria capaz de fazer um sanguinário ditador africano chegar às lágrimas de emoção".

4) "KASHMIR"– Led Zeppelin (do disco Physical Graffiti, de 1975)
"De todas as canções elaboradas pelo lendário grupo de Jimmy Page, esta é aquela que melhor representa todas as habilidades que cada integrante podia oferecer. A união perfeita entre a agressividade das guitarras e da bateria com a atmosfera oriental criou uma espécie de painel sonoro épico, capaz de transportar o ouvinte a um mundo repleto de mistérios. Que 'Stairway to Heaven', que nada! O verdadeiro clássico do Led Zeppelin é este aqui!"

5) "REBEL REBEL" – David Bowie (do disco Diamond Dogs, de 1974)
"Esta espetacular canção marcou o adeus de Bowie em relação ao glam rock que o notabilizou na primeira metade dos anos 70. Com um riff de guitarra antológico e de uma simplicidade quase sobrenatural – tocado pelo próprio cantor -, a música era mais um manifesto a favor da ambigüidade sexual (evidente em sua letra), mas que apontava – embora de maneira bastante 'roqueira'' - a nova direção que Bowie seguiria a partir de então: as pistas de dança".



*Régis Tadeu é editor das revistas Cover Guitar, Batera e Percursão, Cover Baixo, editor-chefe da editora HMP e ficou conhecido por quebrar CDs ruins no programa Superpop