Globo, Carnaval e Propaganda

Anúncio na TV provoca polêmica

Rio - O clima andou quente entre a Grande Rio e a TV Globo. No domingo, a Ambev veiculou na emissora um novo comercial, tendo o gari Renato Sorriso como estrela, com o samba-enredo da escola como música de fundo. O anúncio termina com o trecho que a escola de Caxias levaria à Avenida na segunda: “Vibra arquibancada/Explode/O camarote Número 1”, numa clara alusão à cervejaria.

A Globo comunicou o fato à Liesa, já que um contrato proíbe a veiculação de trechos dos sambas antes dos desfiles, principalmente em propagandas. Uma queixa partiu ainda da Nova Schin, rival da Ambev e patrocinadora oficial da Liesa.

A Grande Rio chegou a ficar ameaçada de perder dois pontos, mas pedido de desculpas e a suspensão do comercial na TV resolveram o problema. Ontem, antes do desfile da escola de Caxias, o presidente Hélio de Oliveira disse que a questão estava encerrada.

“Não existe isso de perder ponto. A intenção da Grande Rio jamais é ferir nenhum contrato”, afirmou Helinho.
http://odia.terra.com.br/portal/odianafolia/html/2010/2/anuncio_na_tv_provoca_polemica_64681.html

Carnaval na Globo tem guerra entre anunciantes


Durante a transmissão carioca do Carnaval na rede Globo, a passagem da Grande Rio se deu com restrições.

O samba da escola incluiu a marca de cerveja Brahma: “Das Arquibancadas ao Camarote Nº1, Um ‘Grande Rio’ de Emoção Na Apoteose do Seu Coração!”.

A emissora resumiu o título da música para “Um ‘Grande Rio’ de Emoção Na Apoteose do Seu Coração!”, a letra deixou de ser exibida e a voz do interprete entrou somente quando não existia nada que comprometesse o patrocínio da cervejeira concorrente Schin.

A marca patrocinou a Globo, inclusive com direitos a entrevistas do seu camarote (Devassa).

Consultada, a emissora confirmou a existência de um contrato com todas as escolas, que lhe assegura o direito de suprimir toda e qualquer mensagem comercial.

Polêmica: Globo diminui som durante refrão do samba da Grande Rio

A transmissão da segunda noite do carnaval carioca pela TV Globo foi marcada por uma cena inusitada. Durante o desfile da Acadêmicos do Grande Rio, que contava os 25 anos do sambódromo carioca e que era patrocinado por uma cerveja, a emissora optou por reduzir o som do refrão do samba da agremiação. Por várias ocasiões, no momento em que o intérprete Wantuir cantava o trecho “camarote número 1”, a emissora aproveitava para reduzir o volume.

Globo não mostrou em detalhes o abre-alas que fazia referência ao "camarote número 1"

A TV Globo teria tomado a medida para não desagradar um dos patrocinadores da transmissão, uma cervejaria concorrente. Além disso, o carro abre-alas da agremiação não foi mostrado detalhadamente. Nele, a escola reproduzia o sambódromo e o “camarote número 1”, mantido pela cervejaria na Sapucaí.

Transmissão

A cobertura dos desfiles realizadas pela TV Globo neste ano não desagradou apenas aos torcedores da Grande Rio. Em sites especializados na cobertura da folia, vários internautas criticaram a transmissão, que, neste ano, não se preocupou em apresentar as escolas ala por ala, e era interrompida frequentemente por entrevistas nos camarotes e em estúdio.

Uma das maiores reclamações foi em relação à “Esquina do Samba”, na qual o jornalista Chico Pinheiro e os comentaristas recebiam vários convidados no estúdio. Por diversas vezes, a emissora interrompeu a transmissão do desfile para entrevistar os convidados e houve momentos que mesmo durante o desfile de uma agremiação, os entrevistados cantavam o samba de uma escola concorrente.

Neste ano, a Rede Globo trocou o diretor responsável pela cobertura do evento. Boninho e Roberto Talma assumiram a vaga de Aloysio Legey e implantaram várias novidades, como a realização de shows para a produção das vinhetas dos sambas-enredo, a veiculação de pequenos documentários durante os desfiles e o novo formato da “Esquina do Samba”.
http://natelinha.uol.com.br/2010/02/16/not_29020.php

Rosas e chocolate

Componentes desfilam com roupas que lembram o cacau, tema do samba enredo da Rosas de Ouro
Componentes desfilam com roupas que lembram o cacau, tema do samba enredo da Rosas de Ouro

Depois de 16 anos na vontade, a paulista Rosas de Ouro leva a melhor. Por uma diferença de 0,25 sobre a Mocidade Alegre, vencedora no ano passado, a escola ganha seu nono campeonato. O resultado foi decidido na última nota: comissão de frente. Últimas colocadas, a Imperador do Ipiranga e Leandro de Itaquera foram rebaixadas para o grupo de acesso.

No Sambódromo, os 4,5 mil componentes divididos em 24 alas contaram a história do chocolate e da produção do cacau. Por isto, o samba enredo Cacau: Um Grão Precioso Que Virou Chocolate Sem Dúvida, Se Transformou no Melhor Presente!

A frase original era "Cacau é show", mas foi retirada da letra por não ser permitida a realização de propaganda e ações de merchandising disfarçado durante a apresentação. No entanto, a presidente da escola, Angelina Basílio, negou o patrocínio: "Não foi patrocínio. Foi uma parceria de R$150 mil que serviu como ajuda de custo para as fantasias, materiais de escritório e para as trufas que foram distribuídas para o público".

A agremiação recebeu o apoio da marca de chocolates Cacau Show. A presidente da Rosas de Ouro, Angelina Basílio, resolveu alterar a composição do enredo.

A escola homenageou o personagem Willy Wonka, da Fantástica Fábrica de Chocolate.

Fundada em 1971, a agremiação condecora a Rosa de Ouro, que o Papa Gregório II (que viveu no século VIII) instituiu. Só eram dignas de uma rosa de ouro - peça forjada por ourives - as virtuosas princesas católicas. As peças eram abençoadas no quarto domingo da quaresma e depois distribuídas às eleitas.

Terra Magazine
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4268571-EI6581,00-Rosas+e+chocolate.html
http://www.adnews.com.br/publicidade.php?id=99664