Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Rede Globo
Domingo 15 de agosto de 2021 07:55
Franquia de baixo investimento pode ser opção para quem está desempregado
No setor da educação, uma empresa de reforço escolar exige investimento inicial de R$ 6 mil, incluindo a taxa de franquia e o capital de giro.
As franquias de baixo investimento podem ser a solução para quem está sem emprego e tem um dinheiro guardado. Uma possibilidade é começar a empreender em casa, com um investimento inicial baixo.
No setor da educação, por exemplo, uma franquia está ajudando muita gente a faturar no meio da pandemia. O empresário Rafael Rocha dava aulas particulares de ciências quando decidiu investir na própria empresa de reforço escolar. Ele teve ajuda da Carol, que hoje é esposa e sócia.
Jovens lançam aplicativo de delivery de supermercado sem cobrança de taxa de entrega
Startup recebeu investimento anjo de R$ 2 milhões no fim do ano passado. São 1 mil produtos entregues em até 15 minutos.
Três jovens empreendedores lançaram um aplicativo de entrega delivery, sem medo dos grandes concorrentes. A entrega é de graça e eles atendem em vários bairros de São Paulo. O app de delivery foi criado pela startup do trio Alex Bretzner, Rodrigo Maroja e Rafael Vasto. Eles começaram a funcionar em janeiro deste ano.
"São mais de 1.000 produtos entregues em até 15 minutos na sua porta com entrega grátis", afirma o empresário Rafael Vasto.
Família cria restaurante mexicano com tempero brasileiro para empreender na pandemia
Empresários sentiram o baque da pandemia, mas conseguiram superar o momento difícil e hoje faturam R$ 60 mil por mês.
Os empresários Jamille Maia e Luiz Flávio Lima apostaram num restaurante mexicano com tempero brasileiro para empreender na pandemia. A empresa já fatura cerca de R$ 60 mil por mês.
O investimento inicial no negócio foi de R$ 50 mil. O restaurante começou a funcionar em 2019, mas logo veio a pandemia. E em maio de 2020, eles abriram o restaurante somente para delivery.
"O restaurante começou em 2019, quando eu fui demitida. Eu era auxiliar de recursos humanos numa transportadora", conta Jamille.
Empresária vê faturamento crescer 500% ao expandir venda de cabelos naturais
Mercado já estava em alta, mas foi turbinado com a pandemia. Empresária produz 32 quilos de cabelo por mês.
Uma maneira de faturar na pandemia é oferecer serviços que melhoram a autoestima dos clientes. A empresária Márcia Paranhos, de São Paulo, viu o faturamento aumentar ao expandir a venda de cabelos naturais.
A empresária é especializada no preparo e na produção das extensões capilares desde 2018. O mercado já estava em alta. Mas no ano passado, ela viu o faturamento aumentar 500% com a pandemia.
Mercado de bem-estar vê crescimento com pandemia
Com mudança nos hábitos de consumo, empresas de prancha de equilíbrio e aromaterapia têm aumento na demanda e colhem resultados positivos.
Nicole Burlamaqui e Vitor Bonito pediram demissão dos bons empregos que tinham como publicitários para se dedicar a uma onda que se pega bem longe do mar. Eles lançaram uma prancha de equilíbrio para treinar em casa. E estão vendendo bem. O produto faz parte do mercado de bem-estar, que cresceu na pandemia, e tem várias oportunidades.
Com a pandemia, as pessoas passam mais tempo em casa e gastam menos com viagens e restaurantes. E direcionam o dinheiro para outros produtos, como uma prancha de equilíbrio, para treinar e "desestressar" em casa.