Carro invade chegada do Papai Noel em Bagé e mata um bebê |
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Com informações das Agências de Notícias
Carro invade chegada do Papai Noel em Bagé e mata um bebê |
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BUENOS AIRES - Três pessoas morreram neste sábado na queda de um pequeno avião na cidade argentina de Mar del Plata, informaram os bombeiros.
O acidente ocorreu perto de um aeroclube de Mar del Plata (400 quilometros ao sul de Buenos Aires), para o qual o avião retornava. Por causas ainda desconhecidas, o avião caiu e pegou fogo, causandoa a morte dos tripulantes.
"Quando chegamos, o avião estava destruído em 90 por cento, e pegou fogo", disse a fonte em declarações à televisão, ressaltando que os três corpos estavam totalmente carbonizados.
Os falecidos são o piloto e um outro homem, que estava acompanhado do filho, de 17 anos.
Matte Leão lança campanha para divulgar o Green Tea Spree
A Matte Leão investiu na criação de uma campanha publicitária para divulgar seu principal lançamento de verão, o Green Tea Spree, primeiro chá verde pronto para consumo, levemente gaseificado do país.
A equipe do marketing da Matte Leão buscou a nova tendência mundial da TV digital com alta resolução e trouxe para a comunicação do Green Tea Spree um comercial de TV em Full HD, produzido pela Filmcenter.
O filme da campanha estará em dezembro nas afiliadas da TV Globo das cidades de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Joinville, Blumenau e Florianópolis. A veiculação do filme nos canais Globosat (GNT, Sony, Multishow e GloboNews), realizada no mês de outubro e novembro, retornará nos primeiros três meses de 2008.
Além disso, a Leão fez um trabalho com anúncios em grandes revistas (UMA, Dieta Já, Corpo a Corpo, Atrevida, Quem, Top View, Pense Leve e Náutica Sul) e nos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo.
Fonte: Folha News
A Fundação Padre Anchieta vai estrear um projeto para abrir os veículos de comunicação do grupo à colaboração de internautas.
A iniciativa começa com a Rádio Cultura AM, que terá inicialmente parte de sua programação feita pelo público.
O projeto, que poderá ser acessado através do site Radar Cultura ( www.radarcultura.com.br), faz parte da iniciativa da fundação em criar um ambiente digital para o público colaborar com a programação da rádio e, no futuro, da TV Cultura, informou a assessoria de imprensa fundação.
"A idéia do projeto é, com o tempo, alcançar todas as mídias mantidas pela fundação, inclusive a TV", informou a assessoria.
Nos primeiros meses, o conteúdo gerado por internautas, produtores e colaboradores da Rádio Cultura AM, que compartilharão as diversas seções do Radar Cultura, será utilizado como base da programação da emissora, por um período de pelo menos duas horas diárias, a partir das 20h.
Aos poucos, a interatividade deve atingir toda a programação.
"Com esse projeto (...) a Rádio Cultura AM pretende expandir a sua audiência, usando a Internet para melhorar a qualidade de recepção de seu sinal e dinamizar a sua relação com os ouvintes", afirma comunicado da fundação distribuído à imprensa. |
Vai começar a temporada de tremores de terra na região de Bebedouro. O aviso é de José Roberto Barbosa, técnico do laboratório de Sismologia do Instituto de Astronomia e Geofísica, o IGA, da Universidade São Paulo (USP).
Esta semana, José Roberto montou seu quartel-general num hotel da cidade e visitou os locais onde o IGA instalou, desde 2005, seis sismógrafos digitais que captam e registram os tremores de terra.
Embora o sismógrafo mais sensível tenha apresentado defeito, o técnico do IGA detectou a propagação de microtremores de 0,3 a 0,5 na escala Richter. São tremores imperceptíveis mas indícios fortes de inquietação no subsolo e prenúncio de possíveis abalos.
Existe uma explicação técnica para fato de os tremores começarem justamente nesta época.
É que com a chegada das chuvas, o funcionamento de dezenas de poços tubulares usados na irrigação de laranjais entram em recesso. São poços perfurados em rochas, com mais de 100 metros de profundidade, e vazão entre 80 mil a 150 mil litros/hora.
A água da chuva, pressionada pelo primeiro lençol freático, cerca de sessenta metros do solo, infiltra-se pelas falhas e fraturas existentes nos poços.
O mecanismo de ação é simples: a água da chuva, ao se infiltrar nas falhas age como lubrificante. Isso faz com que a tensão de que a rocha é dotada naturalmente, seja liberada em forma de tremores. Pequenos tremores na maioria das vezes, mas com a possibilidade de abalo mais forte.
“Geralmente, os tremores aqui têm magnitude em torno de um grau na escala Richter. Eles assustam mais as pessoas que estão na região epicentral (distrito deAndes) mas não causam problemas além do pânico”, disse Barbosa.
Esse processo, entretanto, não ocorre quando os poços estão em funcionamento, bombeando água normalmente. A água puxada do lençol não penetra nas fraturas.
Com a certeza de que novos tremores virão, como tem ocorrido nos ultimos três anos, o galpão ao lado da igreja Nossa Senhora Aparecida, em Andes, já recebeu faxina da prefeitura. É lá que se refugiam as famílias mais afetadas e assustadas pelos abalos.
José Roberto Barbosa explica que os tremores em Bebedouro não têm nada a ver com o terremoto que sacudiu o norte de Minas. O técnico disse que o fenômeno de Caraíbas tem outra característica.
“Lá não existe a mão do homem. Foi um abalo natural, produto de uma falha geológica, em placas tectônicas, com sismo que chegou a 4,9 na escala Richter.”
A pequena Andes é o epicentro dos sismos
Não faz muito tempo, o brasileiro ufanava-se do fato de não conviver com terremotos. Os técnicos diziam que os tremores limitavam-se à Cordilheira dos Andes. E foi no final de 2004, por ironia, que o povoado de Andes, distrito de Bebedouro, começou a sofrer pequenos abalos. Os moradores imaginavam que fossem explosões em pedreiras. A terra chiava e as criações - cavalos, cães e galinhas - eram os que mais sentiam. Pediram ajuda à USP. Três meses depois, mais exatamente em 30 de março de 2005, Andes, pouco mais de 300 habitantes, foi chacoalhada por um sismo de 2,9 na escala Richter. No dia seguinte, outro abalo de 2,8 graus. Depois disso, no fim e começo dos últimos três anos, a terra tremeu na região de Bebedouro. Em 15 de junho deste ano, o IGA registrou tremor de 2,2 e dezenas de pequenos abalos.
O jornal britânico "News of The World" ofereceu uma recompensa de 1,5 milhão de libras [cerca de R$ 5,4 milhões] para quem ajudar a levar de volta ao Reino Unido a menina Madeleine McCann, 4, desaparecida na região do Algarve, sul de Portugal, em 3 de maio. De acordo com o jornal, a soma foi arrecadada por meio de doações de celebridades e empresários ingleses - entre eles, a escritora da série de livros "Harry Potter", J.K.Rowling, o astro do futebol Wayne Rooney, e o jogador de críquete Michael Vaughan.
Segundo a publicação britânica, o pai de Madeleine, Gerry McCann, disse estar "satisfeito" com a iniciativa. "Tudo o que puder ser feito para divulgar o desaparecimento de Madeleine e auxiliar nas buscas é muito bem-vindo", disse ele ao "News of the World". Madeleine desapareceu na noite de 3 de maio no complexo turístico de Ocean Club em praia da Luz, sul de Portugal, enquanto dormia ao lado dos dois irmãos gêmeos, Sean e Amelie, 2. Seus pais jantavam com um grupo de sete amigos em um restaurante a cerca de 50 metros.
Na quinta-feira, o detetive particular contratado pela família afirmou que sabe onde a garota está, e que provavelmente ela poderá passar o Natal com os pais, Gerry e Kate, 39. Francisco Marco declarou ao tablóide inglês "Daily Mail" que a menina foi seqüestrada por pedófilos e se encontra na península Ibérica ou no norte da África. Detetives particulares investigam o caso desde o último mês de
setembro.
O site de relacionamentos MySpace fez nesta sexta-feira seu lançamento oficial no Brasil com a promessa de ser "amigo" da Justiça brasileira. A página em português, que está em versão de testes desde 5 de novembro, entra no ar definitivamente na próxima quarta-feira (19).
Em clara referência ao rival Orkut, do Google --que domina esse mercado no país--, Emerson Calegaretti, diretor geral do MySpace no Brasil, afirmou que o site vai criar um sistema "de fácil acesso" para entidades como o Ministérios Públicos e ONGs que combatem o cibercrime.
Ele diz que a intenção é que esses órgãos possam fiscalizar a rede de relacionamentos e obtenham dados sobre possíveis criminosos.
MySpace tem foco basicamente no conteúdo musical; bandas usam plataforma como trampolim para fazer sucesso no "mundo real"
"Não vamos utilizar a desculpa de que somos uma empresa norte-americana para dizer que não precisamos levar em consideração às leis brasileiras. O MySpace vai ser amigo das autoridades brasileiras", disse Calegaretti, durante entrevista coletiva, em São Paulo.
O discurso tem o objetivo de se contrapor ao Orkut, rede social de maior sucesso no Brasil, que exige que haja uma decisão judicial para liberar para o Ministério Público os dados de possíveis criminosos que utilizem o serviço.
Segundo ele, essas informações não serão fornecidas a "qualquer um". "Mas também não vamos demorar um ano para que esses dados sejam liberados", alfinetou o executivo.
Calegaretti, aliás, foi o primeiro funcionário do Google no Brasil, quando a empresa começou a montar a operação brasileira há dois anos. Agora mudou de lado e ficou responsável pela montagem do site da News Corp, do magnata Rupert Murdoch, no país.
Também como medida de segurança, é necessário ter no mínimo 14 anos de idade para se cadastrar no MySpace. E os usuários entre 14 e 16 anos são visíveis apenas para seus amigos.
Briga boa
O MySpace, que é líder mundial no mercado de redes sociais, chega ao Brasil com a missão de atrair os brasileiros para um outro tipo de rede social --não baseado no "monitoramento" da vida alheia, filão encontrado pelo Orkut e que é um dos maiores responsáveis pelo sucesso do site do Google no Brasil.
Ana Ottoni/Folha |
Cansei de Ser Sexy, de Lovefoxx, usou site para se promover e agora é "moda" na Europa |
O mote do MySpace é a troca de conteúdo entre os usuários, principalmente musical. Na rede social é possível criar páginas pessoas com blog, e-mail, comunicador instantâneo, músicas em streaming, vídeos, galeria de fotos, eventos no "mundo real", grupos e fóruns de discussão.
O site acabou virando um meio de divulgação para novas bandas. Grupos como Arctic Monkeys e a cantora britânica Lily Allen ganharam força divulgando trabalhos no MySpace. Atualmente, a rede tem mais de seis milhões de bandas oferecendo conteúdo no site.
Até o Brasil tem seus exemplos desse fenômeno. Os indies do Cansei de Ser Sexy ou o grupo de funk escatológico Bonde do Rolê teriam virado "coqueluche" na Europa por causa da divulgação no MySpace. O site tem 55 mil perfis musicais de artistas brasileiros.
Versão light-popular
Entretanto, em razão do conteúdo de fotos, vídeo e áudio, o site acaba sendo muito pesado para a conexão utilizada por uma parcela dos internautas brasileiros. Segundo o Ibope/NetRatings, cerca de 20% dos 20 milhões de usuários residenciais ativos no país não usam banda larga.
Por isso, o MySpace estuda criar uma versão "light", com menos funcionalidades, que seria de fácil utilização por internautas que usam conexões mais lentas.
O sistema ainda está em desenvolvimento e não deve ficar pronto nos próximos três meses, afirmou Victor Kong, gerente geral da empresa para a América Latina.
Segundo ele, o formato "light" não existe em nenhum dos 23 países em que o site atua. Seria incrementado no Brasil, mas pode também ser utilizado em alguns países asiáticos, em que a banda larga ainda tenha pouca penetração.
Mais do mesmo
Apesar da estréia do MySpace em português, pouca coisa muda para os usuários que já utilizavam o site. Os contatos e as configurações das páginas dos usuários são serão alteradas. A diferença é que agora os destaques estarão em português, mas o que os internautas escreveram em inglês, por exemplo, continua em inglês.
Possuir laptops e câmeras digitais passou a fazer com que muitos usuários se digam 'conhecedores de tecnologia' e questionam as decisões do pessoal de TI.
As corporações estão lidando com um número crescente de usuários que se autodenominam “conhecedores de tecnologia”, de acordo com uma pesquisa divulgada recentemente pela empresa de pesquisa Harris/Décima e patrocinada pela Intel Canada.
A pesquisa apontou que 10% dos 503 entrevistados (selecionados em Vancouver, Calgary, Toronto e Montreal) se consideram conhecedores de tecnologia. Possuir laptops e câmeras digitais contribuiu para os consumidores se sentirem mais familiarizados com a tecnologia.
A adoção de tecnologia em casa será útil na corporação, segundo Doug Cooper, countrymanager da Intel Canada. “Assim tudo ficará mais fácil - quem usa tecnologia em casa usará tecnologia com maior competência no trabalho”, acredita Cooper.
Ele aponta as habilidades relacionadas às aplicações Web 2.0 que foram se infiltrando lentamente na corporação, como postagem em sites da internet, redes sociais populares do tipo Facebook e mensagem instantânea. “Estas ferramentas podem ser ajustadas para um ambiente corporativo”, observa Cooper.
Por outro lado, um excesso de confiança pode causar problemas para as equipes de TI chamadas a ajudar usuários de tecnologia. Durante mais de dois anos, Brendan Leddyhelp desk da Universidade de Victoria enquanto estudava ciência da computação e acompanhou a mudança no modo como os alunos – e futuros funcionários de empresas – interagem com tecnologia. trabalhou no
“Está ficando complicado. As pessoas estão muito teimosas”, explica. “Elas acham que já ‘conhecem’ o problema e o que aconteceu não é culpa delas. É culpa sua.”
Os gerentes de TI têm que ser flexíveis em relação a estas novas tecnologias e saber trabalhar com a postura “conhecedor de tecnologia” que as acompanha, ensina Cooper. “O grande problema é que a gerência de TI precisa ajustar suas expectativas”, diz Cooper.
Os diferentes modos de se comunicar e trabalhar inerentes a estas tecnologias precisam ser integrados a estratégias de negócio, e não combatidos. Um funcionário proibido de usar o Facebook no trabalho, por exemplo, pode estar perdendo oportunidades em networking.
Aprender com o exemplo também é útil. Os profissionais e a gerência de TI podem tentar se manter na dianteira da Web 2.0 prestando atenção ao que funciona e ao que não funciona. Cooper comparou essa iniciativa à curva de aprendizado da etiqueta para e-mail.
A prevalência de interfaces baseadas na Web – até mesmo nas aplicações corporativas mais profundas – também deve facilitar a curva de aprendizado para estes funcionários, avalia Cooper. Deve ajudar a disseminar desde sistemas de gestão de relacionamento com o cliente (customer relationship management, o CRM) a sistemas ERP, em todos os níveis da corporação.
Leddy, que atualmente é desenvolvedor no setor privado, concorda. “É mais fácil para eles utilizar interfaces com este tipo de conhecimento abstrato, o que também é útil em sistemas.”
Uma maneira de auxiliar indivíduos no local de trabalho que não se consideram conhecedores de tecnologia é pedir aos que se consideram para atuarem como uma espécie de “embaixadores”, isto é, ajudar a implementar tecnologias mais avançadas e dar suporte à aqueles que talvez se sintam amedrontados por elas.
Isso também poderia ser útil porque a equipe de TI talvez não esteja treinada para lidar com os funcionários mais “presunçosos”. Durante seu treinamento em ciência da computação na universidade, conta Leddy, havia pouquíssima ênfase em lidar com pessoas. “Muitos estudantes de Ciência da Computação se beneficiariam de mais habilidades relacionadas a pessoas”, conclui.