Brasil já testa o maior túnel de vento hipersônico da América Latina

BRASÍLIA - O Brasil desenvolveu e construiu o maior túnel de vento hipersônico da América Latina. O equipamento, utilizado para simular vôos e projetar veículos espaciais, vai servir para que o Brasil ofereça um serviço de lançamento de satélites, segundo o tenente-coronel Márcio Antônio Sala Minucci, vice-diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA).

O túnel de vento hipersônico, localizado em São José dos Campos (SP), foi inaugurado em dezembro de 2006 e está em fase testes. De acordo com o tenente "os testes foram todos bem sucedidos" e o túnel já deverá estar operando em maio.

"É um simulador de vôo, para estudar a aerodinâmica de veículos aéreos ou espaciais. O túnel de vento é para os engenheiros que estão projetando as novas aeronaves. Eles partem dos cálculos para simular as situações com que a futura aeronave vai se deparar", explicou Minucci.

O Brasil já conta com outros dois túneis hipersônicos de menor porte, chamados de T1 e T2, mas Minucci destacou que devido ao tamanho do novo túnel, só agora o país poderá desenvolver a tecnologia necessária para o lançamento de satélites.

"O programa espacial brasileiro está procurando desenvolver veículos que possam colocar satélites em órbita. Nós pretendemos um dia disponibilizar um serviço de lançamento de satélites e se nós tivermos um veiculo melhor que os outros países, estaremos mais competitivos", explica.

O tenente-coronel informou que apenas os Estados Unidos, a Austrália, a Alemanha, a Rússia, o Japão e a França contam com tecnologia similar à desenvolvida pelos engenheiros brasileiros.