As marcas da mídia
Durante o último ano, os logotipos e os nomes do YouTube e da Wikipedia ascenderam ao estatuto de marcas mais mediáticas, juntamente com Google e Apple.
O primeiro lugar da lista pertence, contudo, ao Google logo seguido da Apple, do YouTube e da Wikipedia.
No quinto lugar da lista aparece a primeira marca não relacionada com tecnologia –a cadeia de cafés Starbucks.
A classificação foi feita pela revista de media e publicidade BrandChannel a partir da votação de 3.625 profissionais do setor.
O critério da escolha foi apenas o da popularidade e reconhecimento de potencial mediático e não o do poder econômico porque, nesse caso, a vencedora seria a inevitável Coca-Cola.
A surpresa foi a colocação do site de compartilhamento de vídeos YouTube, que o Google comprou em outubro do ano passado e que apareceu em terceiro lugar.
"A estréia destes recém chegados - YouTube, no terceiro lugar, e Wikipedia, no quarto - mostra uma tendência, o crescente impacto de marcas online que se baseiam no conteúdo gerado pelos usuários", disse Anthony Zumpano, editor da "Brandchannel.com", num comunicado.
Outras marcas citadas pelos entrevistados foram a MySpace - site relacionamentos - e a "Al Jazira" - rede de TV.
A pesquisa não leva em conta o impacto econômico, isto é, o valor atribuído a uma marca, nem se o impacto da marca é positivo ou negativo.
Os cinco primeiros lugares no ranking europeu foram ocupados pela gigante sueca de móveis Ikea, o Skype - que permite que se faça ligações pela internet -, a marca de roupa Zara e a de esportes Adidas.