Jose Dirceu:Será que Meirelles pensa que todos nós somos idiotas?
O ex-ministro José Dirceu se manifestou hoje em seu blog, ironizando as declarações do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, que negaram qualquer divergência sobre os cortes de juro. De acordo com Dirceu, a entrevista, dada durante o Fórum Econômico de Davos, na Suíça, é "minueto dançado, apesar do frio e da neve, sob a batuta do presidente Lula".
"A quem querem enganar?", perguntou em seu blog o ex-ministro. Ele criticou a desaceleração do corte da taxa Selic, que, nessa semana, caiu 0,25 ponto percentual, para 13%. "Não há como explicar a redução em apenas 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, que vinha, antes, e por cinco vezes, sendo reduzida em 0,50 ponto percentual".
"Será que Meirelles pensa que todos nós somos idiotas, que a sociedade não vê o conservadorismo e o favorecimento explícito que a política do BC confere aos rentistas e ao sistema bancário, em desfavor do setor produtivo e do conjunto da sociedade?", questionou novamente.
Para Dirceu, a taxa influencia no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Esqueçamos o PAC - e, mais, que o Brasil não cresceu em 2005 e 2006, muito mais pela extraordinária barbeiragem do BC, ou, na pior das hipóteses, pela convicção ideológica e política da maioria de sua diretoria", disse. "Salvem o Brasil", finalizou.