Quem gosta de descobrir músicas novas vai poder aposentar o emule (programa para baixar musica na Internet) esta semana. A partir desta quarta-feira será realizada a terceira edição da Feira da Música Independente de Brasília (FMI), o maior evento da América do Sul no setor. Com várias atrações nacionais e internacionais, a feira quer abrir espaço para a discussão e o desenvolvimento do setor econômico da música independente.
Com uma programação bastante variada, a feira vai promover shows com músicos de diversas regiões do País. A viagem sonora contempla desde o ritmo do eixo Rio-São Paulo, com Mawaca (SP), Záfrica Brasil (SP) e Bossacucanova (RJ); até o som do nordeste e do sul do País, com Wado (AL), Samba de Côco Raízes de Arco Verde (PE) e Arthur de Faria e Seu Conjunto (RS).
“Na FMI não existem headliners, mas sim everybodyliners. Ou seja, estão todos os músicos nas mesmas condições. O nosso compromisso é com a qualidade e a diversidade”, explica Gustavo Vasconcelos o organizador do evento.
Além disso, há as atrações internacionais. Este ano serão 17 países no evento, o que mostra o aumento do interesse da comunidade internacional no mercado fonográfico nacional.
E mesmo que em outros idiomas, a variedade continua sendo a regra. O evento vai trazer o som de lugares tradicionais como a Inglaterra (Amanda Greenwood) e de lugares menos conhecidos como o Uzbequistão (Shod Group ) e República Tcheca (LBP).
Além das atrações musicais, a feira contará com estandes dos vários selos independentes, conferências, cursos gratuitos e a exposição Arquivo do Rock Brasileiro. "Essa exposição mostra a história dos 50 anos de rock no Brasil", conta Vasconcelos.
A feira, como não podia deixar de ser, também dá espaço para os músicos da cidade. A banda Móveis Coloniais de Acaju (MCA) vai ser umas das representantes brasilienses no evento.
"Esse tipo de iniciativa é muito bom para as bandas da cidade. O contato com as bandas de outros lugares permite a troca de experiência e a busca por shows em outras cidades”, conta André Gonzáles, o vocalista do MCA.
Outra novidade da FMI 2007 é a campanha de valorização do CD. O público terá acesso aos ingressos para qualquer atividade no interior do teatro mediante a compra de qualquer CD ou DVD independente, à venda exclusivamente nos estandes expostos no Teatro Nacional. Para cada CD ou DVD comprado, o espectador garante 2 ingressos mais 1 bônus para Arena Petrobras.
FMI 2007 – De 2 a 5 de maio, de quarta-feira à sábado, em vários espaços culturais da cidade.
Confira a programação completa no site oficial do evento (www.fmi2007.com.br).
Clica Brasilia