Uma agência de marketing descobriu como entender e impactar o público jovem. Em comum, a disposição e a vontade de crescer e conquistar espaço. A Namosca é pioneira em pensar e se especializar neste target. E a tradição fica por aí, pois para atingir um público sofisticado e antenado com as novidades é preciso estar sempre atento e monitorando os interesses destes jovens, sem esquecer do planejamento das grandes corporação.
Desde 2003 no mercado, a Namosca conquistou clientes como AmBev, Souza Cruz, L'Oreal, Johnson&Johnson e Motorola. O diferencial daagência é a abordagem do público, como explica Alfredo Motta, Sócio-Diretor da empresa em entrevista ao Mundo do Marketing. “Em vez de se especializar em ferramentas a gente decidiu investir em gente”, ressalta.
Ele conta que a Namosca nasceu com uma proposta inédita de oferecer variedade ao mercado através de ações de marketing para o público jovem. Naquela época não existiam iniciativas semelhantes e a agência conseguiu se diferenciar por este expertise ao oferecer opções eficazes de comunicação. Os resultados não tardaram a chegar, mas foi preciso construir credibilidade e importância para o mercado. “Coube a nós o ônus e o bônus de ser líder”, reconhece Motta ao falar dos investimentos voltados à apresentação da emprsa e dos objetivos no mercado.
Perfil e diferenciais
Hoje isso faz parte do DNA da empresa. No entanto, todas as conquistas foram construídas com muito trabalho. A agência oferece serviços de Inteligência e Consultoria, Soluções Comerciais, Comunicação e Ativação. Tudo isso permeado por muita pesquisa. Para conhecer e se relacionar com o público jovem, a empresa dispensa a intuição e, antes de investir numa nova estratégia, se aprofunda no público-alvo com estudos quantitativos e qualitativos. As ferramentas incluem grupos de discussão, monitoramento de mercado e network de informação.
Mas a estratégia não pára por aí. Para se manter informada, a agência tem mosqueteiros, ou seja, observadores das tendências jovens em várias tribos, como o surf, a cena eletrônica, esportiva, entre outros. A partir daí, a Namosca oferece soluções de relacionamento, com posicionamento de marca e estratégias de comunicação, como ponto de venda, campanhas (TV e rádio, mídia impressa, buzz marketing, mobile, Orkut, You Tube) e ações promocionais em feiras, eventos, entre outros.
Case e perspectivas
A marca Skol, da AmBev, é cliente da agência há quatro anos. Em 2003 a empresa se encontrava em dificuldades com o público de idade entre 18 e 25 anos. Por ser mais cara, a cerveja ficava de fora dos eventos e acabava sendo esquecida pelo público jovem. O market share chegava ao alarmante índice de 0 para 100.
A Namosca atuou na estratégia da marca neste que é apontado como um case por Alfredo Motta. A agência negociou com as faculdades, promoveu ações de merchandising e experiência, além de relacionamento. Hoje há carteira de estudante, eventos voltados para o público e botecos universitários com a marca.
O sucesso desta estratégia é reflexo do sucesso da agência. Em 2007, a empresa já contratou 11 pessoas e prevê mais crescimento. O segredo, para Motta, está no que a empresa construiu. “Ninguém conhece o jovem melhor que a gente”, conclui.
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