Os cavaleiros brasileiros Rodrigo Pessoa (montando Rufus), Pedro Veniss (Un Blancs de Blanc), César Almeida (Singular Joter 2) e Bernardo Alves (Chupa Chupa 2) conquistaram nesta sexta-feira a medalha de ouro no salto por equipe do hipismo nos Jogos Pan-Americanos.
O time brasileiro finalizou as três rodadas com 9,67 pontos perdidos. O Canadá, com 14,72, ficou com a medalha de prata, e os EUA (27,20) levaram o bronze.
A terceira e decisiva rodada começou com o Brasil em primeiro lugar. Bernardo Alves foi o primeiro a saltar e fez o percurso em 77s85. Ele cometeu uma falta, perdendo quatro pontos.
Pedro Veniss zerou o percurso (nenhuma falta) em 77s61. César Almeida também saltou sem nenhuma falta e garantiu o ouro para o Brasil. Em seguida, Rodrigo Pessoa fez o percurso em 76s92, com uma falta --menos quatro pontos.
"É uma emoção muito grande. Agradeço minha família, meus amigos e a todos do Brasil que me apoiaram", disse Pedro Veniss.
A maior falta de cada equipe não é computada na contagem geral. Na segunda rodada, o brasileiro com pior desempenho foi Bernardo Alves que perdeu quatro pontos. Na primeira rodada, César Almeida perdeu 11.66 pontos.