Franck Caldeira leva o ouro na maratona, e Vanderlei fica sem medalha

O fundista brasileiro Franck Caldeira, 24, conquistou na manhã deste domingo a medalha de ouro na maratona dos Jogos Pan-Americanos do Rio-2007, após uma reação surpreendente na prova.

Nos últimos 4 km, o campeão da última São Silvestre tirou uma diferença de cerca de 180 metros do guatemalteco Amado Garcia, que liderava desde a metade da corrida e acabou com a prata.

O brasileiro assumiu a ponta a cerca de 2.300 metros da linha de chegada e não perdeu mais a posição, fechando a prova em 2h14min03. Procópio Franco, do México, foi o terceiro colocado.

Vanderlei Cordeiro de Lima, 37, que tentava tornar-se o primeiro tricampeão da história na maratona do Pan (foi vencedor em Winnipeg-99 e Santo Domingo-03) chegou a liderar, mas não conseguiu manter o ritmo.

"Estou feliz. Essa medalha eu divido com todo o Brasil, todos que torceram por mim. Meu técnico, minha família, enfim, esse ouro é nosso", disse Franck Caldeira.

Por causa do Pan, Vanderlei e Caldeira não correrão no Mundial de Osaka. (ALF)

Outras medalhas

Com o triunfo de Caldeira, o atletismo brasileiro fechou o Pan com seu melhor desempenho na história, com 23 medalhas --nove de ouro, cinco de prata e nove de bronze--, superando Winnipeg-1999, quando foram 16 medalhas (sete de ouro, cinco de prata e quatro de bronze).