Ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, o ginete brasileiro Rodrigo Pessoa conquistou neste domingo a medalha de prata na competição individual de saltos do hipismo dos Jogos Pan-Americanos.
Montando Rufus, Pessoa zerou o último percurso e, com 5,74 pontos perdidos, conseguiu superar o canadense Ian Millar (In Style), que havia iniciado a etapa decisiva na sua frente.
Ele ficou atrás da amazona canadense Jill Henselwood (Special Ed), que não teve falhas na prova desta tarde e ficou com o ouro, com 4 pontos perdidos. Eric Lamaze, também do Canadá, completou o pódio.
Com a prata, Rodrigo iguala o desempenho de sua pai, Nelson, atual técnico da seleção nacional, que havia terminado em segundo em Winnipeg-1967, melhor resultado do país até então.
Pedro Veniss, montando Un Blancs de Blanc, que iniciou o dia na liderança, caiu para a quinta colocação após a primeira passagem deste domingo e manteve a mesma posição no final. O sexto colocado foi Bernardo Alves (Chupa Chup 2), também do Brasil.
O outro brasileiro na competição, César Almeida (Singular Joter II), encerrou sua participação nos Jogos do Rio de Janeiro com a nona colocação.
No Pan-2007, a seleção brasileira foi campeã por equipes, com Pedro Veniss, Rodrigo Pessoa, Bernardo Alves e César Almeida.