Por Kate Kelland
LONDRES (Reuters) - Maggie Candy, uma enfermeira especializada no tratamento de idosos, acreditava saber como lidar com a morte. Mas quando sua filha Stella cometeu suicídio, aos 17 anos, ela descobriu que o mundo das mensagens de condolências, cartões de pêsames e lápides parecia antiquado e limitado em suas possibilidade de honrar a memória de Stella.
Por isso, ela recorreu ao seu filho adolescente, que conhece bem os computadores, à Internet, e a um novo mundo de memoriais online chamado "redes da morte", com o objetivo de criar um tributo adequado.
"Para a maioria das pessoas mais jovens, hoje a Internet é algo que se usa todo dia, e os memoriais online são uma evolução natural", disse ela disse à Reuters.
O memorial virtual de Candy à sua filha foi um dos pontos de partidas para aquilo que certos observadores consideram como a mais recente tendência da Internet britânica.
Candy agora opera um site, o http://www.alwaysremembered.co.uk, que oferece às pessoas que perderam alguém uma forma de homenagear os mortos. Os usuários criam uma página com fotos, poemas e tributos, e pode ser visitada, vista e acrescentada como link por todos os interessados.
Nos Estados Unidos, essa forma de homenagem online é popular já há alguns anos, mas no Reino Unidos sua popularidade começou a crescer apenas recentemente --em parte devido a uma sequência de ataques a faca e com armas de fogo entre adolescentes.
"Nos últimos 12 meses, houve casos notórios de assassinatos de jovens, a faca ou em trocas de tiros, e isso alimentou imenso crescimento em nosso site", disse Nicola Davis, que administra o http://www.gonetoosoon.co.uk, um dos maiores sites britânicos de tributos aos mortos.
Como o site de Candy, o Gone Too Soon começou como site pessoal, mas cresceu imensamente desde que começou a operar, em novembro de 2005. Agora, o site traz tributos a mais de 13 mil pessoas, o número de novas homenagens aumenta em 100 ao dia.
O fundador, Terry George, diz que embora as celebridades do site --que oferece memoriais a figuras como a princesa Diana ou até Elvis Presley-- atraiam as multidões, milhares de mensagens são postadas para mortos desconhecidos.