O jornal britânico "News of The World" ofereceu uma recompensa de 1,5 milhão de libras [cerca de R$ 5,4 milhões] para quem ajudar a levar de volta ao Reino Unido a menina Madeleine McCann, 4, desaparecida na região do Algarve, sul de Portugal, em 3 de maio. De acordo com o jornal, a soma foi arrecadada por meio de doações de celebridades e empresários ingleses - entre eles, a escritora da série de livros "Harry Potter", J.K.Rowling, o astro do futebol Wayne Rooney, e o jogador de críquete Michael Vaughan.
Segundo a publicação britânica, o pai de Madeleine, Gerry McCann, disse estar "satisfeito" com a iniciativa. "Tudo o que puder ser feito para divulgar o desaparecimento de Madeleine e auxiliar nas buscas é muito bem-vindo", disse ele ao "News of the World". Madeleine desapareceu na noite de 3 de maio no complexo turístico de Ocean Club em praia da Luz, sul de Portugal, enquanto dormia ao lado dos dois irmãos gêmeos, Sean e Amelie, 2. Seus pais jantavam com um grupo de sete amigos em um restaurante a cerca de 50 metros.
Na quinta-feira, o detetive particular contratado pela família afirmou que sabe onde a garota está, e que provavelmente ela poderá passar o Natal com os pais, Gerry e Kate, 39. Francisco Marco declarou ao tablóide inglês "Daily Mail" que a menina foi seqüestrada por pedófilos e se encontra na península Ibérica ou no norte da África. Detetives particulares investigam o caso desde o último mês de
setembro.