Os agentes alfandegários do aeroporto vietnamita de Hanói ficaram surpresos ao descobrir que as 60 caixas que carregavam o rótulo de "peixe fresco", e que pouco antes tinham sido descarregadas da adega da aeronave, continham mais de uma tonelada de serpentes, enroscadas umas nas outras.
"É uma quantidade assustadora de serpentes", disse o chefe da Alfândega do aeroporto, Dan van Lien, incapaz de especificar o número de répteis após a primeira olhada que seus agentes deram nas caixas que deveriam conter peixes.
Os répteis foram descobertos na última quinta-feira durante uma inspeção rotineira da carga do vôo VN-830 que chegou no dia anterior procedente de Bangcoc com várias centenas de passageiros que desembarcaram sãos e sem saber da bagagem inusitada que o avião carregava.
"Quem sabe o que teria ocorrido se elas tivessem escapado e se arrastado por todo o avião enquanto esse estava em pleno vôo?", questionou Lien.
Nas caixas havia serpentes que pesavam desde 200 gramas até 3 quilos, muitas delas venenosas, e todas enroladas em pequenas bolsas de plástico contendo água ainda fria para tentar mantê-las vivas.
A carga venenosa estava acompanhada de uma declaração de alfândega que mencionava um endereço confuso e tinha um número de telefone, dados que estão sendo investigados pelas autoridades.
Os répteis, entre os quais há várias cobras, tentam sobreviver agora no Centro de Resgate de Animais de Soc Son, nos arredores de Hanói.
As autoridades acreditam que se tratava de um novo caso de contrabando de serpentes destinadas a suprir o apetite voraz dos fãs de carnes exóticas que são servidas em restaurantes especializados do Vietnã, da China e de outros países da Ásia.
Em dezembro, os agentes alfandegários do mesmo aeroporto tiveram uma surpresa parecida ao descobrir entre a carga deixada por um avião da companhia Thai Airways International, procedente de Bangcoc, várias caixas que continham cerca de 700 serpentes venenosas.
Os animais já estavam mortos e também haviam sido rotulados como "peixe fresco".
Os jornais locais informaram então que após esperar por alguns dias que o receptor da carga enviada a partir da capital tailandesa aparecesse, os agentes alfandegários abriram as caixas, alarmados com o fedor que desprendiam.
"É óbvio que no aeroporto de Bangcoc existem alguns problemas com a inspeção da carga", disse à imprensa o porta-voz da Vietnam Airlines, Trinh Ngoc Thanh.
Dias antes, a companhia aérea havia cancelado um de seus vôos para a cidade de Danang, no centro do país, ao encontrar um escorpião venenoso no avião pouco antes de esse decolar.
Felizmente, ao contrário do filme "Serpentes a Bordo", os répteis venenosos não escaparam de seus contêineres.
Na produção de 2006, as serpentes tinham sido embarcadas no avião para matar a testemunha de um assassinato de um famoso promotor de Los Angeles que viajava nesse vôo comercial.
No filme, as serpentes alcançaram parcialmente seu objetivo, já que mataram um bom número de passageiros. EFE
Cenas de "Serpentes a Bordo"
(Versão original)
(Versão com legenda)