Garupa em moto proibida?

Denatran critica 'extinção' do garupa

Denatran critica 'extinção' do garupa

“Uma medida ilegal”. Essa foi a resposta do diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Alfredo Peres, quando questionado nesta semana sobre o que pensa em relação à idéia do governador Sérgio Cabral (PMDB) em proibir o transporte de pessoas na garupa das motos no Rio de Janeiro.

“O Código de Trânsito Brasileiro define as motocicletas como veículos para transporte de duas pessoas e a Constituição diz que a legislação de transporte é competência da União. Teria que haver uma modificação no código e isso passa pelo Congresso”, disse Peres ao site “O Globo Online”.

Quanto à segurança no trânsito, porém, o diretor do Denatran afirmou que seria benéfica uma possível proibição do carona nas motos. “É mais seguro pilotar a moto sem o carona. Andar na garupa requer treinamento, principalmente para inclinar o corpo na direção correta em curvas fechadas, o que não ocorre no país”, admitiu.

Além do Estado carioca, São Paulo já discute a intenção do vereador Jooji Hato (PMDB) em batalhar por um projeto de lei que proíba o transporte de pessoas na garupa durante os dias da semana na capital paulistana. O parlamentar informou que tomará as medidas cabíveis no mês de fevereiro.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br
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Garupa em moto proibida?
Da Redação

O direito de todo cidadão Brasileiro pode ser vetado, o direito de ir em vir está prestes a terminar com a proibição de passageiros na moto.

Em Fevereiro a Câmara Municipal deverá avaliar um um novo projeto de lei de autoria do vereador Jooji Hato (PMDB), que proíbe o transporte de pessoas na garupa durante os dias da semana na capital paulista.

A proposta, que já foi aprovada pelos vereadores em votações realizadas em 2002 e 2003 e vetada em 2004 pela prefeita Marta Suplicy (PT), voltou a ser repercutida pelo vereador Jooji Hato (PMDB), que pretende derrubar o veto.

“As motos são hoje um problema de segurança e devem ser enfrentadas como tal”, afirmou Hato, em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”. Confesso, está é uma medida um tanto quanto inteligente, pois é muito comum ver em São Paulo ver uma Harley Davidson ou até uma Ducati assaltando cidadões brasileiros.

Hato diz ser dono de uma Honda Hornet 600 cilindradas e que anda de moto desde a juventude. Afirmou também que decidiu apresentar o projeto há dez anos, depois de ter sido assaltado duas vezes por motoqueiros com comparsas na garupa. O vereador disse que em uma dessas ocasiões estava com o filho e teve de se atirar no chão. "Tive medo de ser executado."

“Tenho a assinatura de 50 vereadores apoiando a medida e preciso de 28 votos para derrubar o veto. A medida só não foi ainda aprovada porque alguns vereadores estão bloqueando a pauta de votação”, destacou o vereador, que também já disse ter conversado sobre o assunto com o prefeito Gilberto Kassab (DEM). Na conversa, Kassab teria sugerido que Hato buscasse seu objetivo pelas vias de fato, ou seja, tentar derrubar o veto na Câmara; algo que o parlamentar promete fazer na volta do recesso, no próximo mês. Kassab ainda que se destaca por tantas outras lutas pelo bem do cidadão e da cidade em seu mandato.

Um levantamento feito pelo Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap) constatou que 61,5% dos 15 mil casos de crimes cometidos nas regiões oeste e central e zona sul da cidade tiveram a participação de motociclistas. O mapeamento considerou os meses de novembro e dezembro de 2006 e janeiro de 2007. Em 9.225 dos casos de roubos e furtos. Para enfrentar tal problema, desde novembro, o 34º Batalhão da Polícia Militar, encarregado de fiscalizar o trânsito na cidade, passou a realizar a Operação Garupa, voltada para a abordagens dos motoqueiros. Atualmente, a operação é feita pelos 25 batalhões da capital. A Secretaria da Segurança não divulgou um balanço das blitze.

Todo cidadão brasileiro fica receoso quando um motociclistas para ao seu lado no transito, principalmente quando o motociclista está acompanhado por um garupa, esses, são relfexos da sociedade em que vivemos, mas, por outro lado essa medida é pobre. Concordo com a opnião de um leitor do jornal O Globo, identificado como Deco71, a autoridade acredita que essa medida será realmente aplicavel aos ladrões em potencial? Essa medida atingirá somente a camada honesta da sociedade, o cidadão que pratica o ato criminalista não possui moto regulamentada e muita das vezes essa moto é roubada, a multa não irá para sua residencia e nem será paga! Enquanto quem estará pagando por isso serão os motociclistas honestos.

As categorias representantes dos motociclistas da capital criticaram a proposta apresentada pelo parlamentar do PMDB. “Antes de apresentar em plenário, acho que primeiro ele deveria mudar a Constituição”, afirmou Ernane Pastore, presidente da Associação dos Mensageiros, Motociclistas e Mototáxis de São Paulo. “Quero ver a Câmara aprovar, com 1 milhão de motos fazendo barulho no dia da votação”.
http://www.moto.com.br:8080/acontece/conteudo/11370.html
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