Amy Winehouse recebe cinco prêmios Grammy

Por Redação, com agências internacionais - de Los Angeles

A cantora britânica Amy Winehouse, envolvida com drogas e em tratamento psiquiátrico, ganhou cinco prêmios Grammy na festa que terminou na madrugada desta segunda-feira. Ela, no entanto, não estava presente para recebê-los, pois os EUA recusaram o visto no seu passaporte. Mas a grande surpresa da noite foi o prêmio de melhor disco do ano, concedido ao veterano jazzista Herbie Hancock por River: The Joni Letters, um tributo a Joni Mitchell.

O prêmio a Hancock impediu Winehouse de entrar para a história por receber os quatro principais troféus num mesmo ano, mas a cantora pop de 24 anos ainda assim saiu como a maior vencedora da festa, nas categorias de melhor gravação e canção (Rehab) e artista-revelação.

O rapper Kanye West, que havia recebido oito indicações, ganhou quatro prêmios. Os três brasileiros que disputavam a categoria melhor álbum de World Music, Gilberto Gil, Bebel Gilberto e Céu, perderam para a cantora Angélique Kidjo, do Benin.

Back to Black, de Winehouse, e Graduation, de West, eram considerados favoritos ao prêmio de melhor disco, por serem obras de grande sucesso de público e crítica. Em duas ocasiões anteriores, West já havia se queixado muito por perder esse prêmio.

River é o primeiro álbum de jazz instrumental a receber o prêmio de melhor disco desde Getz/Gilberto, parceria do brasileiro João Gilberto com o saxofonista Stan Getz em 1965.

Hancock, que é pianista e compositor, também recebeu o Grammy de melhor disco de jazz contemporâneo, o que eleva a 12 o total desses prêmios na sua carreira. Nenhum especialista apostava na vitória dele, e a própria indicação já havia sido uma surpresa.

O músico, de 67 anos, também se disse surpreso.

- Nem ouvi meu nome de início. Eu estava esperando ouvir meu nome, eles disseram, e eu não ouvi. Aí ouvi a palavra 'River' (e pensei): 'Isso está acontecendo?' - disse ele a jornalistas nos bastidores.

Os 13 mil profissionais do setor fonográfico que votam no Grammy costumam aprontar surpresas nesse quesito. Em 2001, um obscuro álbum da veterana dupla de rock Steeley Dan superou todo o favoritismo que era atribuído ao rapper Eminem.

Mesmo sem o prêmio principal, a noite do Grammy tem um sabor de volta por cima para Winehouse. Há três semanas, ela apareceu num vídeo usando drogas numa festa. Logo em seguida, internou-se numa clínica para dependentes em Londres.

Por causa do tratamento e de problemas para receber um visto para os EUA, Winehouse apresentou as autobiográficas canções Rehab e You Know I'm No Good via satélite, ao vivo, em um estúdio londrino decorado como cabaré.

Usando seu já tradicional penteado "bolo de noiva" e um minivestido preto sem mangas, ela cantou de forma confiante, com alguns sorrisos manhosos. Em ambas as canções, improvisou alusões a seu marido, Blake Fielder-Civil, preso por envolvimento numa briga de bar.

Winehouse recebeu também os prêmios para melhorar apresentação de cantora pop (Rehab) e de álbum vocal pop (Back to Black). Com cinco prêmios Grammy, ela empata com Lauryn Hill, Alicia Keys, Norah Jones e Beyoncé como maior vencedora num só ano entre as mulheres.

A imagem “http://www.correiodobrasil.com.br/imagens/logo_correio_brasil.gif” contém erros e não pode ser exibida.

Amy Winehouse - Rehab

http://www.youtube.com/watch?v=LD5sahXoj0U

Biografia

http://gente.ig.com.br/images/62/62/62/406373.gente_amy_winehouse_1gente___fotos_225_297.jpg
Infância e adolescência

Winehouse nasceu numa área suburbana de Enfield, Londres, numa família judaica de quatro elementos com tradição musical ligada ao jazz. Seu pai, Mitchell Winehouse, era motorista de táxi e sua mãe, Janis, farmacêutica. Amy tem ainda um irmão mais velho, Alex Winehouse.

Cresceu no subúrbio de Southgate e fez os estudos na instituição de ensino Ashmole School. Por volta dos dez anos, Winehouse funda uma banda amadora - e de curta vida útil - de rap chamada "Sweet 'n' Sour, as Sour". Ela descreveu a banda como sendo "the little white Jewish Salt 'n' Pepa" ("a pequena Salt 'n' Pepa judaica").

Ganhou a sua primeira guitarra elétrica aos 13 anos de idade e por volta dos 16 anos, já cantava profissionalmente ao lado de uma amiga cantora de soul, Tyler James.

Início da carreira

Seu álbum de estréia, "Frank" (2003), foi indicado para o Mercury Music Prize. Em 14 de fevereiro de 2007 ela ganhou um Brit Award por Melhor Artista Feminina Britânica entregue pela Baby Spice, Emma Bunton.

Back to Black

Seu segundo álbum, "Back to Black", recebeu 6 indicações para o Grammy 2008,incluindo os quatro principais ( Revelação do Ano, Álbum do Ano, Gravação do Ano e Música do Ano). Back to Black também teve grande sucesso comercial, sendo o disco mais vendido de 2007 , com 6 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro.

Durante o EMA 2007, Amy recebeu um prêmio surpresa: Foi feita uma votação entre os artistas de mais destaque nesse ano para saber qual o artista que merecia ganhar, tendo sido Amy a mais votada. Artistas como Rihanna, Chris Brown e Fergie disseram que ela merece uma vez que é original, tem uma voz incrível e um ritmo único.

Escândalos

Ultimamente tem-se debatido, juntamente com o seu marido, com problemas relacionados com drogas, tendo várias vezes tentado superar o vício em clínicas de desintoxicação. Alguns boatos correm a respeito de sua bissexualidade e de seu envolvimento com uma brasileira. Os tablóides britânicos a elegeram como alvo preferencial, destronando deste modo Pete Doherty (líder dos Babyshambles) como junkie mais famoso da Grã-Bretanha.

No dia 22/01/07, um video com Amy usando crack e outras drogas saiu no site de tabloides The Sun. Esse video podia mudar a vida de Winehouse, pois sua familia e amigos não sabiam o que fazer com ela, mas 25/01, foi internada em uma clinica de reabilitação, sendo vigiada 24 horas por dia. O video pode ser visto no site [1].

Em função das polêmicas, o governo dos EUA negou visto à artista para cantar no Staples Center, sede da 50ª edição do Grammy, realizada em 10 de fevereiro em Los Angeles. A pedido dos organizadores, Winehouse deveria cantar numa performance direto de Londres, onde mora e cumpre seus tratamentos anti-drogas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Amy_Winehouse

Rehab (tradução)

Amy Winehouse

Composição: Indisponível

Rehab

Tentaram me mandar pra reabilitação mas eu disse
"não não não"
Sim, eu tenho estado mal mas quando eu voltar vocês vão saber, saber, saber
Eu não tenho tempo e se meu pai acha que estou bem
Ele tentou me mandar pra reabilitação mas eu não vou, vou, vou

Prefiro ficar em casa com Ray
Eu não tenho setenta dias
Por que não há nada
Não há nada que você possa me ensinar
Que eu não possa aprender com Sr. Hathaway

Não aprendi muito na escola
Mas sei que não aprenderei bebendo

Tentaram me mandar pra reabilitação mas eu disse
"não não não"
Sim, eu tenho estado mal mas quando eu voltar vocês vão saber, saber, saber
Eu não tenho tempo e se meu pai acha que estou bem
Ele tentou me mandar pra reabilitação mas eu não vou, vou, vou

Um homem me disse "por que você acha que está aqui?"
Eu disse "não faço idéia
Eu vou, vou perder meu amor
Então eu sempre tenho uma garrafa por perto"
Ele disse "acho que você só está deprimida,
Me dê um beijo e vá descansar"

Tentaram me mandar pra reabilitação mas eu disse
"não não não"
Sim, eu tenho estado mal mas quando eu voltar vocês vão saber, saber, saber

Eu não quero beber nunca mais
Eu só oh, só preciso de um amigo
Não vou perder dez semanas
Pra todo mundo pensar que que estou me recuperando

Não é só meu orgulho
É só até essas lágrimas secarem

Tentaram me mandar pra reabilitação mas eu disse
"não não não"
Sim, eu tenho estado mal mas quando eu voltar vocês vão saber, saber, saber
Eu não tenho tempo e se meu pai acha que estou bem
Ele tentou me mandar pra reabilitação mas eu não vou, vou, vou